Aprendendo a cuidar
Desenvolvimento de habilidades para a prevenção do suicídio em serviço de hotlines
Resumo
O interesse do artigo foi compreender a constituição do processo de aprendizagem entre voluntários de uma instituição onde é oferecido apoio emocional visando à prevenção do suicídio. Através de entrevistas individuais e um grupo focal, analisei aspectos práticos da experiência de voluntários para entender o processo de aprendizagem para a produção de cuidado, sendo esse um empreendimento marcado por instabilidade e imprevisibilidade. Considero, por fim, que os voluntários desenvolvem habilidades para o trabalho a partir de uma configuração que consiste em investir na produção artesanal, através de adaptações do repertório de informações que possuem, para responderem com coerência às particularidades e contingências de cada atendimento.
PALAVRAS-CHAVE: Cuidado. Aprendizagem. Prática. Habilidade. Prevenção do Suicídio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).