RENDA BÁSICA DO ZIKA À COVID-19
AMPARANDO AS TRABALHADORAS DO CUIDADO EM EMERGÊNCIAS HUMANITÁRIAS
Resumo
A pandemia da Covid-19 espelha a epidemia do Zika para mostrar que emergências em saúde pública são mais devastadoras para populações vulneráveis, especialmente mulheres. As cuidadoras de crianças afetadas pela Síndrome Congênita do Zika vivem uma intensa rotina de cuidado. Elas são mulheres jovens, negras, com baixa escolarização formal e com precários vínculos de trabalho remunerado. A pandemia exacerbou a intensidade do trabalho de cuidado, já socialmente desvalorizado e não remunerado. As medidas sanitárias para controle da doença também fragilizaram as condições de subsistência familiar, comumente circunscritas à informalidade. Entre mulheres afetadas pelo Zika, o WhatsApp é espaço de mobilização social e trocas de experiências. Por meio da pesquisa etnográfica nos grupos, concluímos que a Renda Emergencial é uma medida de proteção social imprescindível para o amortecimento da crise humanitária durante emergências sanitárias, especialmente a exemplo da epidemia do Zika e da pandemia da Covid-19. Assim, argumentamos que políticas sociais devem ser sensíveis às diversas iniquidades, para a proteção adequada das trabalhadoras do cuidado.
PALAVRAS-CHAVE:
Trabalho reprodutivo. Emergências de saúde pública. Renda emergencial. Zika. Covid-19.
Ilustração: Alisa Pincay @alisapincay
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).