O QUE É UMA BOA ESCOLA?

ADULTOS E CRIANÇAS NEGOCIANDO SENTIDOS E PRÁTICAS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Flora Moana Van de Beuque

Resumo

Como adultos e crianças qualificam uma “boa escola”? Considerando que, mesmo num contexto de assimetria intergeracional, as crianças se colocam de forma ativa nas relações, este artigo procura responder a essa questão, com trabalho de campo numa instituição pública no Rio de Janeiro. Voltada a alunos de 4 a 10 anos, das camadas populares e médias, com negros e brancos, e marcada pela heterogeneidade, aquela é considerada uma “escola de referência”. De forma geral, os adultos enfatizaram o processo de ensino-aprendizagem como central no processo escolar, com algumas controvérsias – como sobre a dimensão política da educação. As crianças, mesmo valorizando os estudos, enfatizaram a brincadeira, a corporalidade ativa, as relações, revelando opressões étnico-raciais. No contexto da pesquisa, foi possível ver adultos e crianças produzindo diálogos, conflitos e negociações, compartilhando significados, mas também apresentando dissonâncias.

PALAVRAS-CHAVE: Escola. Educação. Crianças. Comunidade escolar.

IMAGEM:  Foto de desenho produzido por um aluno da escola onde a autora fez pesquisa de campo. Autoria: Flora Moana Van de Beuque (2019).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flora Moana Van de Beuque

Doutoranda em Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

IMAGEM:  Foto de desenho produzido por um aluno da escola onde a autora fez pesquisa de campo. Autoria: Flora Moana Van de Beuque (2019).

Downloads

Publicado

2024-02-28

Edição

Seção

Dossiê Antropologia e/da Educação