O QUE É UMA BOA ESCOLA?
ADULTOS E CRIANÇAS NEGOCIANDO SENTIDOS E PRÁTICAS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO
Resumo
Como adultos e crianças qualificam uma “boa escola”? Considerando que, mesmo num contexto de assimetria intergeracional, as crianças se colocam de forma ativa nas relações, este artigo procura responder a essa questão, com trabalho de campo numa instituição pública no Rio de Janeiro. Voltada a alunos de 4 a 10 anos, das camadas populares e médias, com negros e brancos, e marcada pela heterogeneidade, aquela é considerada uma “escola de referência”. De forma geral, os adultos enfatizaram o processo de ensino-aprendizagem como central no processo escolar, com algumas controvérsias – como sobre a dimensão política da educação. As crianças, mesmo valorizando os estudos, enfatizaram a brincadeira, a corporalidade ativa, as relações, revelando opressões étnico-raciais. No contexto da pesquisa, foi possível ver adultos e crianças produzindo diálogos, conflitos e negociações, compartilhando significados, mas também apresentando dissonâncias.
PALAVRAS-CHAVE: Escola. Educação. Crianças. Comunidade escolar.
IMAGEM: Foto de desenho produzido por um aluno da escola onde a autora fez pesquisa de campo. Autoria: Flora Moana Van de Beuque (2019).
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