O ENSINO DE ANTROPOLOGIA NO INTERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Jonas Henrique de Oliveira Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2024.n17.67547

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar a relação entre a Antropologia e a Educação a partir da comparação entre dois cursos de licenciatura (Ciências Sociais e Pedagogia) na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É importante salientar que, até bem pouco tempo, a universidade não contava com profissionais formados em Antropologia. Assim, temos a intenção de compreender os desafios de lecionar essa disciplina em uma universidade no interior do Nordeste brasileiro que possui poucos profissionais com formação na área. No entanto, ao mesmo tempo que aumenta a demanda por esse tipo de profissional, os cursos de licenciatura sofrem com uma crise sem precedentes para atrair jovens estudantes para a carreira docente.

PALAVRAS-CHAVE: Antropologia. Educação. Ensino. Licenciatura.

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Antropologia e Educação

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Publicado

2024-06-28

Edição

Seção

Dossiê Antropologias do Ensino e da Aprendizagem