O ENSINO DE ANTROPOLOGIA NO INTERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2024.n17.67547Resumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar a relação entre a Antropologia e a Educação a partir da comparação entre dois cursos de licenciatura (Ciências Sociais e Pedagogia) na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É importante salientar que, até bem pouco tempo, a universidade não contava com profissionais formados em Antropologia. Assim, temos a intenção de compreender os desafios de lecionar essa disciplina em uma universidade no interior do Nordeste brasileiro que possui poucos profissionais com formação na área. No entanto, ao mesmo tempo que aumenta a demanda por esse tipo de profissional, os cursos de licenciatura sofrem com uma crise sem precedentes para atrair jovens estudantes para a carreira docente.
PALAVRAS-CHAVE: Antropologia. Educação. Ensino. Licenciatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).