“NEM PRECISA LER O QUE TÁ ESCRITO, MAS OLHA AS FOTOS DE MÃE AÍ!”:
NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE DEVOLUÇÃO EM CAMPO E FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2024.n18.69469Resumo
RESUMO:
Este relato etnográfico baseia-se em trabalho de campo realizado junto a membros da minha família no período de 2019 a 2022. A partir do campo, iniciei uma análise sobre como as devoluções de produtos feitos ao longo do campo circulavam dentro do âmbito familiar. Ao devolver diversas formas de publicações, percebi que estas provocavam reações diversas entre minhas parentes-interlocutoras. Dissertações, artigos e desenhos geravam quase nenhuma repercussão no meio familiar, enquanto fotografias e vídeos da pesquisa assumiram a função adicional de “fotos de família”. Tais imagens reverberavam de maneiras distintas entre minhas parentes- interlocutoras, atuando como mecanismos de geração de prestígio, lembranças e material para publicações pessoais em redes sociais. Este relato etnográfico busca analisar como diferentes tipos de materiais de pesquisa devolvidos à família-campo geram efeitos diversos no seio familiar e, por conseguinte, na própria pesquisa.
PALAVRAS-CHAVE: Antropologia. Etnografia. Metodologia. Devolução.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).