Investigar crianças em movimentos sociais na América Latina

(ou o que aprendemos com elas em nossas pesquisas)

Autores/as

  • Luciana Maciel Bizzotto UFMG
  • Fábio Accardo UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2021.n13.60019

Resumen

O artigo tem o objetivo de refletir sobre os desafios ético-metodológicos nas pesquisas com crianças em movimentos sociais de luta pelo direito à moradia e à terra. Este esforço resulta de duas pesquisas de doutorado no campo dos estudos da infância com os seguintes sujeitos: crianças de uma ocupação urbana em Belo Horizonte (MG); e crianças de um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no interior do estado de São Paulo. Iniciamos com uma apresentação dos elementos que aproximam ambas as investigações na entrada em campo, situando-as no âmbito das pesquisas com crianças em contextos não institucionalizados na América Latina. Em seguida, apresentamos os diferentes caminhos metodológicos percorridos, diante da dinâmica dos movimentos sociais investigados e das relações estabelecidas entre pesquisadora/pesquisador e sujeitos da pesquisa. Por fim, apontamos algumas questões para uma trajetória crítica dos estudos da infância contemporâneos.

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Publicado

2022-07-04

Número

Sección

Dossiê Questões ético-metodológicas na pesquisa com crianças