PANDEMIA, SINDEMIA E ENVELHECIMENTO
O QUE TEMOS A DIZER SOBRE ISSO?
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2022.n14.64987Resumo
O presente texto tem por objetivo tecer considerações sobre o diálogo entre envelhecimento, pandemia e sindemia. Amparado no trabalho de campo realizado em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (Ilpi) situada no sertão de Pernambuco, o artigo está dividido em três momentos. No primeiro, propomos situar a velhice na atualidade e abordar as consequências que a pandemia trouxe para esse grupo etário. No segundo, descreveremos a instituição e apresentaremos os moradores, realçando ainda os aspectos que dialogam com o conceito de sindemia. No terceiro, contaremos a história de um dos moradores, que faleceu de Covid-19, e faremos algumas reflexões finais sobre a importância de inserirmos em nossas análises a perspectiva sindêmica.
PALAVRAS-CHAVE:
Velhice. Instituições de longa permanência para idosos. Pandemia. Sindemia.
Foto: Artur Pereira Quinteiro Costa
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).