ANTROPOLOGIA E ENSINO:
A FORMAÇÃO DOCENTE À LUZ DOS MATERIAIS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2024.n17.67462Resumo
O presente trabalho se centra na abordagem antropológica sobre cultura presente nos materiais didáticos de 2021 aprovados pelo Plano Nacional de Livros Didáticos (PNLD), sob a nova roupagem criada com o Novo Ensino Médio: a área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa área do conhecimento, integrada por Filosofia, Geografia, História e Sociologia, se volta às seguintes categorias: tempo e espaço, território e fronteiras, indivíduo, natureza, sociedade, cultura, ética, política e trabalho. Descreveremos a parte cultural, visando a compreender como a Antropologia vem se fazendo presente nesse novo material didático. Trata-se de compreender e trazer para o debate a relação entre a Antropologia e a educação básica. Utilizaremos como metodologia a etnografia documental das obras da CHSA do ano de 2021 aprovadas pelo PNLD. Serão descritas seis coleções do total de catorze obtidas, uma vez que são aquelas mais utilizadas e observadas nas escolas onde os alunos de licenciatura em Ciências Sociais realizaram estágios durante o período de 2022 a 2023.
PALAVRAS-CHAVE: Antropologia. Novo Ensino Médio. BNCC. Material didático. Etnografia documental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).