ANTROPOLOGIA E ENSINO:

A FORMAÇÃO DOCENTE À LUZ DOS MATERIAIS DIDÁTICOS

Autores

  • Andrea Lucia da Silva de Paiva UFF

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2024.n17.67462

Resumo

O presente trabalho se centra na abordagem antropológica sobre cultura presente nos materiais didáticos de 2021 aprovados pelo Plano Nacional de Livros Didáticos (PNLD), sob a nova roupagem criada com o Novo Ensino Médio: a área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa área do conhecimento, integrada por Filosofia, Geografia, História e Sociologia, se volta às seguintes categorias: tempo e espaço, território e fronteiras, indivíduo, natureza, sociedade, cultura, ética, política e trabalho. Descreveremos a parte cultural, visando a compreender como a Antropologia vem se fazendo presente nesse novo material didático. Trata-se de compreender e trazer para o debate a relação entre a Antropologia e a educação básica. Utilizaremos como metodologia a etnografia documental das obras da CHSA do ano de 2021 aprovadas pelo PNLD. Serão descritas seis coleções do total de catorze obtidas, uma vez que são aquelas mais utilizadas e observadas nas escolas onde os alunos de licenciatura em Ciências Sociais realizaram estágios durante o período de 2022 a 2023.

PALAVRAS-CHAVE: Antropologia. Novo Ensino Médio. BNCC. Material didático. Etnografia documental.

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Imagem: "Os livros".  Arquivo pessoal: Andréa Paiva em 25/08/2024.

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Publicado

2024-08-31

Edição

Seção

Dossiê Antropologias do Ensino e da Aprendizagem