O emergentismo como alternativa teórica para o problema mente-corpo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v8iesp.60016

Palavras-chave:

Emergência e mente corporificada, Irredutibilidade, Relações todo-partes, Relações corpo, cérebro e ambiente

Resumo

Por meio do presente artigo, propomos defender a tese de que o emergentismo é uma alternativa teórica plausível e profícua tanto para o equacionamento das relações mente-corpo quanto para as investigações concernentes ao ‘espaço’ ocupado pela consciência no mundo natural. A partir daí, queremos advogar a tese de que os postulados emergentistas nos descortinam uma alternativa teórica importante diante das limitações que inerem às abordagens reducionistas em seus modos de equacionar a natureza, a origem e a dinâmica da vida mental. Referimo-nos especialmente às concepções de que (i) a realidade é estratificada em diversos níveis e/ou camadas de complexidade, cada qual exigindo uma ciência própria, e de que (ii) a consciência é uma propriedade emergente que não se explica aditivamente, isto é, pela soma das partes. Nossa hipótese mais básica é a de que a perspectiva emergentista é irreversivelmente naturalista e, ainda assim, não se compromete com a pauta redutivista, a qual está fundamentalmente ancorada em um paradigma cerebralista. Dado que uma abordagem emergentista da consciência se baseia na crença de que complexas relações entre as propriedades do sistema (‘todo’) e de seus componentes (‘partes’) não apenas existem, mas são relevantes na constituição de sistemas, o emergentismo, acreditamos, estrutura uma robusta metafísica de processos, imprescindível, enquanto tal, para dar conta do fenômeno da consciência e de suas relações com as atividades neurais substrativas da mente. Acreditamos, também que a perspectiva emergentista de consciência é compatível com a tese de que a mente consiste de uma novidade ontológica de nível superior do sistema a qual resulta das relações de interação e integração entre cérebro, corpo e ambiente. Através do diálogo promovido entre a teoria emergentista e as posições basilares das teorias da mente corporificada, ambicionamos apresentar uma alternativa para o problema das relações entre a mente e o corpo capaz de superar a perspectiva defendida pelo paradigma cerebralista sem recair no dualismo, risco no qual uma teoria das propriedades incorre. Para atender a esse propósito, nosso artigo envolve, primeiramente, a apresentação dos rudimentos históricos do emergentismo, desde o equacionamento do problema todo-parte em sistemas complexos até o soerguimento do chamado ‘emergentismo fraco’, tal qual formulado por Stephan (1998, 1999). Em seguida, buscaremos demostrar em que sentido o emergentismo se opõe ao reducionismo, e, a partir daí, a relação entre as noções de composição e decomposição nas teorias emergentistas. Procuraremos também relacionar emergentismo e o naturalismo biológico de Searle (1992), e, por fim, trataremos da determinação descendente, isto é, da influência das propriedades sistêmicas sobre suas partes constituintes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiense Pereira Romão, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (POSFIL-UFU).

Leonardo Ferreira Almada, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Professor Adjunto IV do Instituto de Filosofia e do Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Referências

ALMADA, L. F. Neurofenomenologia e meditação: breves apontamentos para o diálogo entre práticas contemplativas e as ciências cognitivas enativistas no século XXI a partir da noção emergentista de determinação descendente. Revista Simbio-Logias, v. 10, n. 13, p. 119-140, 2018.

BERTALANFFY, V. General system theory: foundations, development, applications. New York: George Braziller, 1968.

CHALMERS, D. The conscious mind: in search of a fundamental theory. New York: Oxford University Press, 1996.

DAMÁSIO, A. E o cérebro criou o homem: construindo a mente consciente. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DAMÁSIO, A. O erro de Descartes: cérebro, razão e emoção. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

DAMÁSIO, A. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

DAMÁSIO, A. A estranha ordem das coisas: as origens biológicas dos sentimentos e da cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

DUTRA, L. H. Emergência sem níveis. Scientia Studia, v. 13, n. 4, p. 841-865, 2015.

JUARRERO, A. Dynamics in action: intentional behavior as a complex system. Emergence, v. 2, n. 2, p. 24-57, 2000.

LEVINE, J. Materialism and qualia: the explanatory gap. Pacific Philosophical Quarterly, v. 64, n. 4, p. 354-361, 1983.

MILL, J. S. A system of logic, ratiocinative and inductive, being a connected view of the principles of evidence, and the methods of scientific investigation. London: Longmans, 1843.

MOGRABI, G. J. C. Emergência, mente e decisão: a relevância causal de diferentes níveis. 2008. 332 p. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2008.

RESCHER, N. Process metaphysics: an introduction to process philosophy. New York: SUNY Press, 1996.

SEARLE, J. Minds, brains, and programs. Behavioral and Brain Sciences, v. 3, n. 3, p. 417-424, 1980.

SEARLE, J. The rediscovery of mind: representation and mind. Cambridge, MA: Bradford Book, 1992.

SEARLE, J. The irreducibility of consciousness. In HAIL, J. (Ed.) Philosophy of mind: a guide and anthology. Oxford: Oxford University Press, 2004. p. 700-708.

SEARLE, J. Making the social world: the structure of human civilization. Oxford: Oxford University Press, 2010.

VIEIRA, F. S. Determinação descendente: as relações todo-partes em sistemas naturais. 2009. 100 p. Dissertação (Mestrado em Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, 2009.

STEPHAN, A. Varieties of emergence in artificial and natural systems. Zeitschrift fur Naturforschung, v. 53, n. 7-8, p. 639-656, 1998.

STEPHAN, A. Emergenz: von der Unvorhersagbarkeit zur Selbstorganisation. Dresden/Munique: Dresden University Press, 1999a.

STEPHAN, A. Varieties of emergentism. Evolution and Cognition, v. 5, n. 1, p. 49-59, 1999b.

THOMPSON, E. Life and mind: from autopoiesis to neurophenomenology. Phenomenology and the Cognitive Sciences, v. 3, p. 381-398, 2004.

THOMPSON, E. Mind in life: biology, phenomenology, and the sciences of mind. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2007.

VARELA, F. Autopoiesis and a biology of intentionality. In: McMULLIN B. (Ed.) Proceedings of the workshop “Autopoiesis and Perception”. Dublin: Dublin City University, 1992. p. 04-14.

VARELA, F. Neurophenomenology: a methodological remedy for the hard problem. Journal of Consciousness Studies, v. 3, n. 4, p. 330-349, 1996.

VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. The embodied mind: cognitive science and human experience. Cambridge, MA: MIT Press, 1991.

VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A mente incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Romão, F. P., & Almada, L. F. (2021). O emergentismo como alternativa teórica para o problema mente-corpo. Aufklärung: Revista De Filosofia, 8(esp), p.41–56. https://doi.org/10.18012/arf.v8iesp.60016