MICROPOLÍTICAS ALMODOVARIANAS: PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO NO CINEMA ESPANHOL

Autores

  • Justina Franchi GALLINA

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo perceber a contribuição da obra do diretor espanhol Pedro Almodóvar ao debate sobre as configurações das sexualidades contemporâneas. A partir da performatividade de gênero dos personagens dos filmes Tudo Sobre Minha Mãe (1999), Fale com Ela (2002) e Má Educação (2004), questiona-se a normatividade assumida pela heterossexualidade compulsória na sociedade ocidental moderna, utilizando-se o cinema como uma tecnologia do gênero que constitui e (re)significa discursos e saberes sobre as sexualidades. As obras analisadas representam uma mudança substancial no âmbito das relações humanas, sobretudo na Espanha pós-franquista, funcionando como pedagogias culturais que provocam, informam e fascinam os sujeitos sobre as possibilidades transgressoras das identificações queers.

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Publicado

2010-12-20

Como Citar

GALLINA, J. F. MICROPOLÍTICAS ALMODOVARIANAS: PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO NO CINEMA ESPANHOL. Revista Ártemis, [S. l.], n. 11, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/10691. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos