MICROPOLÍTICAS ALMODOVARIANAS: PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO NO CINEMA ESPANHOL
Resumen
Esse trabalho tem como objetivo perceber a contribuição da obra do diretor espanhol Pedro Almodóvar ao debate sobre as configurações das sexualidades contemporâneas. A partir da performatividade de gênero dos personagens dos filmes Tudo Sobre Minha Mãe (1999), Fale com Ela (2002) e Má Educação (2004), questiona-se a normatividade assumida pela heterossexualidade compulsória na sociedade ocidental moderna, utilizando-se o cinema como uma tecnologia do gênero que constitui e (re)significa discursos e saberes sobre as sexualidades. As obras analisadas representam uma mudança substancial no âmbito das relações humanas, sobretudo na Espanha pós-franquista, funcionando como pedagogias culturais que provocam, informam e fascinam os sujeitos sobre as possibilidades transgressoras das identificações queers.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-12-20
Cómo citar
GALLINA, J. F. MICROPOLÍTICAS ALMODOVARIANAS: PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO NO CINEMA ESPANHOL. Revista Ártemis, [S. l.], n. 11, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/10691. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos