A encenação do parto na teledramaturgia brasileira

Autores

Palavras-chave:

Parto. Telenovela. Representação. Análise de Conteúdo. Análise de Imagens em Movimento.

Resumo

Este artigo propõe analisar cenas de parto apresentadas em telenovelas brasileiras, produzidas e veiculadas ao longo das últimas quatro décadas pela Rede Globo de Televisão, com o objetivo de identificar a representação do parto normal e da cesariana no corpus. Evidenciamos que o parto é um evento social e cultural e as subjetividades que nele se inscrevem se alicerçam nas relações de gênero e que os espaços midiáticos se mostram importantes arenas onde disputas de poder ganham materialidade. Para a trajetória empírica, optamos por dois métodos complementares, a Análise de Conteúdo a partir de uma perspectiva quantitativa e a Análise de Imagens em Movimento. Como resultado principal, identificamos que embora a frequência do parto normal seja maior no corpus, aspectos associados à sua representação, como o local de parto, a expressão da dor, elementos de religiosidade em cena e características étnico-raciais e de classe da parturiente, corroboram para elevar a cesariana ao modo “ideal” de parir. Observamos que a apologia explícita à cesariana esteve presente em parte considerável do corpus. A legitimação cultural e simbólica do parto cirúrgico pela teledramaturgia se distancia das recomendações da Organização Mundial da Saúde e contribui para a construção do imaginário coletivo concernente ao nascimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Barreto Malta, Universidade Federal de Sergipe

Pós-Doutorado na Facultad de Comunicación de la Universidad de Sevilla - España. Pesquisadora bolsista do Programme Directeurs d’Etudes Associés DEA 2019, Fondation Maison des Sciences de l’homme, Paris, França. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo; Doutorado-Sanduíche (PDSE) em Carleton University, Ottawa, Canadá. Coordenadora do grupo de Pesquisa (CNPQ) GENI – Gênero e Interseccionalidades na Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente no seguinte campo: Estudos de Gênero e mídia em uma perspectiva interseccional e cultural, com diversos artigos científicos publicados em revistas qualificadas.  

Gabriel dos Santos Cordeiro, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Comunicação do programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe. Graduado em Publicidade e Propaganda, Departamento de Comunicação Social da UFS (Universidade Federal do Sergipe). Membro do Grupo de Pesquisa GENI – Gênero e Interseccionalidades na Comunicação.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

MALTA, R. B.; DOS SANTOS CORDEIRO, G. A encenação do parto na teledramaturgia brasileira. Revista Ártemis, [S. l.], v. 32, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/57285. Acesso em: 28 mar. 2024.