A encenação do parto na teledramaturgia brasileira
Mots-clés :
Parto. Telenovela. Representação. Análise de Conteúdo. Análise de Imagens em Movimento.Résumé
Este artigo propõe analisar cenas de parto apresentadas em telenovelas brasileiras, produzidas e veiculadas ao longo das últimas quatro décadas pela Rede Globo de Televisão, com o objetivo de identificar a representação do parto normal e da cesariana no corpus. Evidenciamos que o parto é um evento social e cultural e as subjetividades que nele se inscrevem se alicerçam nas relações de gênero e que os espaços midiáticos se mostram importantes arenas onde disputas de poder ganham materialidade. Para a trajetória empírica, optamos por dois métodos complementares, a Análise de Conteúdo a partir de uma perspectiva quantitativa e a Análise de Imagens em Movimento. Como resultado principal, identificamos que embora a frequência do parto normal seja maior no corpus, aspectos associados à sua representação, como o local de parto, a expressão da dor, elementos de religiosidade em cena e características étnico-raciais e de classe da parturiente, corroboram para elevar a cesariana ao modo “ideal” de parir. Observamos que a apologia explícita à cesariana esteve presente em parte considerável do corpus. A legitimação cultural e simbólica do parto cirúrgico pela teledramaturgia se distancia das recomendações da Organização Mundial da Saúde e contribui para a construção do imaginário coletivo concernente ao nascimento.