Two out of three ain’t bad. O resgate de três livres pensadores/as (duas mulheres num mundo de homens) 110 anos depois do centenário do Congresso de Lisboa - 1913-1932-2023

Autores

  • Isabel Lousada Universidade Nova de Lisboa
  • Vanda de Sousa Instituto Politécnico de Lisboa

Palavras-chave:

Ida Altmann-Bronn; Eugène Hins; Maria Clara Correia Alves; educação; XVII Congresso Internacional do Livre-Pensamento.

Resumo

Trazer ao grande público um documento não significa o mesmo através dos tempos. A cada período da marcha da humanidade, a tecnologia foi influenciando o modo social e  cultural. Os momentos tecnológicos determinam também o modo e o tempo do encontro e da divulgação. A presente reflexão é motivada pela constatação prática de um  novo paradigma tecnológico digital e, por outro lado, a apresentação de um ensaio que interliga educação e cultura, destacando a importância de recuperar a vida e obra de duas mulheres/protagonistas num mundo de homens. Arquivado em suporte físico, o texto permanecia desconhecido, cabendo aqui resgatá-lo e apresentá-lo, refletindo em torno quer do seu conteúdo quer do contexto e das personas a ele ligadas, tendo como palco o XVII Congresso Internacional do Livre-Pensamento, organizado em Lisboa, em outubro de 1913, no ano em que passa uma década do seu centenário, e celebra-se também a relevância de se resgatar o protagonismo de duas mulheres num universo fortemente marcado pelo masculino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Lousada, Universidade Nova de Lisboa

Investigadora Auxiliar da NOVA FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigadora integrada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CISNOVA), da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Vanda de Sousa, Instituto Politécnico de Lisboa

Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

LOUSADA, I.; DE SOUSA, V. Two out of three ain’t bad. O resgate de três livres pensadores/as (duas mulheres num mundo de homens) 110 anos depois do centenário do Congresso de Lisboa - 1913-1932-2023. Revista Ártemis, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 314–345, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/66604. Acesso em: 25 maio. 2024.