Mulheres negras amazônidas: histórias contadas por outros olhares

Autores

  • Maria das Dores do Rosário Almeida Universidade de Brasília (UnB)
  • Piedade Lino Videira Universidade Federal do Amapá
  • Elivaldo Serrão Custódio Universidade Federal do Amapá http://orcid.org/0000-0002-2947-5347

Palavras-chave:

Mulheres Negras Amazônicas. Histórias de Resistência. Novas Pedagogias. Aplicabilidade da Lei n. 10.639/2003.

Resumo

O presente texto tem por objetivo trazer reflexões à luz da trajetória de vida de mulheres negras amazônidas — invisibilizadas na historiografia e epistemologia brasileira e nortista — que, foram ressurgidas por intermédio da escrita instigante de professoras e professores egressos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), como atividade de produção didático-pedagógica desenvolvida no componente curricular: Teoria e Prática do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira como estratégia de implementação da Lei Federal n. 10.639/2003, no “chão da escola”. As atividades desenvolvidas com os/as acadêmicos/as do Parfor, foi um momento muito produtivo com ricas reflexões, pois intencionava principalmente lançar luz nas identidades de mulheres negras — ressurgidas através de textos escritos — capazes de dignificar e reconhecer sua relevância na dinâmica histórica, social e cultural dentro e fora de suas comunidades, assim como no espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Dores do Rosário Almeida, Universidade de Brasília (UnB)

Mestra em Desenvolvimento Sustentável junto aos Povos e Terras Tradicionais pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Licenciada em Economia Doméstica. Militante do Movimento de Mulheres Negras Brasileira (AMNB). Ambientalista. Cofundadora do Instituto de Mulheres Negras do Amapá (IMENA) e Rede Fulanas - Negras da Amazônia Brasileira (NAB).

E-mail: mulheresdoigarape@gmail.com. ORCID <http://orcid.org/0000-0002-9994-7952>

Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá

Mestra e Doutora em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Faced/UFC). Atua como docente e pesquisadora nos cursos de Pedagogia e Mestrado em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Amapá. É líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção Pedagógica em Corporeidade, Artes, Cultura e Educação para as Relações Étnico-raciais com ênfase em Educação Quilombola. E-mail: piedadevideira@bol.com.br  ORCID <http://orcid.org/0000-0001-5325-9073>

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá. Pedagogo, Matemático e Teólogo. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). Editor Associado da Revista Identidade da Faculdades EST. Atualmente é professor permanente no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP), coordenador e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade Madre Tereza em Santana/Amapá/Brasil. E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

DO ROSÁRIO ALMEIDA, M. das D. .; LINO VIDEIRA, P.; SERRÃO CUSTÓDIO, E. . Mulheres negras amazônidas: histórias contadas por outros olhares. Revista Ártemis, [S. l.], v. 32, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/59831. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Feminismos Africanos: conexões locais e globais