Mulheres negras amazônidas: histórias contadas por outros olhares

Autores/as

  • Maria das Dores do Rosário Almeida Universidade de Brasília (UnB)
  • Piedade Lino Videira Universidade Federal do Amapá
  • Elivaldo Serrão Custódio Universidade Federal do Amapá http://orcid.org/0000-0002-2947-5347

Palabras clave:

Mulheres Negras Amazônicas. Histórias de Resistência. Novas Pedagogias. Aplicabilidade da Lei n. 10.639/2003.

Resumen

O presente texto tem por objetivo trazer reflexões à luz da trajetória de vida de mulheres negras amazônidas — invisibilizadas na historiografia e epistemologia brasileira e nortista — que, foram ressurgidas por intermédio da escrita instigante de professoras e professores egressos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), como atividade de produção didático-pedagógica desenvolvida no componente curricular: Teoria e Prática do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira como estratégia de implementação da Lei Federal n. 10.639/2003, no “chão da escola”. As atividades desenvolvidas com os/as acadêmicos/as do Parfor, foi um momento muito produtivo com ricas reflexões, pois intencionava principalmente lançar luz nas identidades de mulheres negras — ressurgidas através de textos escritos — capazes de dignificar e reconhecer sua relevância na dinâmica histórica, social e cultural dentro e fora de suas comunidades, assim como no espaço escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria das Dores do Rosário Almeida, Universidade de Brasília (UnB)

Mestra em Desenvolvimento Sustentável junto aos Povos e Terras Tradicionais pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Licenciada em Economia Doméstica. Militante do Movimento de Mulheres Negras Brasileira (AMNB). Ambientalista. Cofundadora do Instituto de Mulheres Negras do Amapá (IMENA) e Rede Fulanas - Negras da Amazônia Brasileira (NAB).

E-mail: mulheresdoigarape@gmail.com. ORCID <http://orcid.org/0000-0002-9994-7952>

Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá

Mestra e Doutora em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Faced/UFC). Atua como docente e pesquisadora nos cursos de Pedagogia e Mestrado em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Amapá. É líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção Pedagógica em Corporeidade, Artes, Cultura e Educação para as Relações Étnico-raciais com ênfase em Educação Quilombola. E-mail: piedadevideira@bol.com.br  ORCID <http://orcid.org/0000-0001-5325-9073>

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá. Pedagogo, Matemático e Teólogo. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). Editor Associado da Revista Identidade da Faculdades EST. Atualmente é professor permanente no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP), coordenador e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade Madre Tereza em Santana/Amapá/Brasil. E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com

Publicado

2021-12-15

Cómo citar

DO ROSÁRIO ALMEIDA, M. das D. .; LINO VIDEIRA, P.; SERRÃO CUSTÓDIO, E. . Mulheres negras amazônidas: histórias contadas por outros olhares. Revista Ártemis, [S. l.], v. 32, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/59831. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Feminismos Africanos: conexões locais e globais