Gênero Em Discurso Nas Propagandas De Automóveis: “Tudo Culpa Do Feminismo”

Autores

  • Alessa Montalvão O. Denega
  • Ivia I. D. Alves

Resumo

Nesta pesquisa, busco dar visibilidade às representações das relações de gênero presentes nas propagandas audiovisuais de automóveis – produto símbolo de poder e reconhecimento na sociedade de consumo, e que durante muito tempo foi destinado quase exclusivamente ao público masculino. Para a discussão, proponho a análise da propaganda Ford Fusion – veiculada na televisão brasileira em 2009 e reproduzida na internet. Esta peça publicitária não supera as relações assimétricas de poder, podendo reforçar o mito “tudo culpa do feminismo”, que promove a ideia implícita de que as mulheres desejam se sobrepor aos homens, ao lançar para o senso comum uma pergunta invisível: seria este o desejo “feminista”? Espero, com esta pesquisa, avaliar que formas simbólicas de operar a ideologia estão sendo promovidas e contribuir para o entendimento das mensagens midiáticas que envolvem relações de gênero e poder, ao estimular o olhar crítico para o aprendizado da leitura dos discursos e seus significados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

MONTALVÃO O. DENEGA, A.; I. D. ALVES, I. Gênero Em Discurso Nas Propagandas De Automóveis: “Tudo Culpa Do Feminismo”. Revista Ártemis, [S. l.], v. 20, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/27054. Acesso em: 16 abr. 2024.