O GÊNERO E A PROFISSÃO DOCENTE: IMPACTOS NA MEMÓRIA DAS NORMALISTAS

Autores/as

  • Amanda O. RABELO

Resumen

A memória enquanto instrumento de poder tenta constituir e controlar o indivíduo, inclusive na opção profissional, desta forma destaca-se o fato de existirem ofícios mais procurados por mulheres e outros por homens. Dentre as profissões historicamente destinadas ao gênero feminino, a função de professor envolve um direcionamento histórico, uma memória e justificativas que invocam diferenças biológicas para dizer que é “natural” que a mulher opte por essa profissão. Portanto, neste artigo pretendo analisar as forças que se afrontam na formação da escolha profissional e da memória de algumas normalistas entrevistadas (as alunas dos cursos médios – anterior à graduação – de formação para professoras de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental), provenientes de um Instituto de formação de professores situado em uma zona afastada da cidade do Rio de Janeiro/Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-06-20

Cómo citar

RABELO, A. O. O GÊNERO E A PROFISSÃO DOCENTE: IMPACTOS NA MEMÓRIA DAS NORMALISTAS. Revista Ártemis, [S. l.], n. 6, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/2125. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos