O Tempo dos(para) os docentes e pesquisadores numa perspetiva do gênero

Autores/as

  • Emília Rodrigues de Araújo

Resumen

O presente texto debruça-se sobre conceito de tempo, tal como experienciado e perspetivado pelos docentes e pesquisadores. Com base na análise de informação obtida através do cruzamento de várias técnicas de pesquisa, o texto apresenta os principais modos de entendimento do tempo por parte dos docentes e pesquisadores, considerando a definição e descrição do tempo, a pressão institucional para o uso cada vez mais intensivo de tecnologias de informação e comunicação e, finalmente, a apreciação que fazem dos tempos institucionais e dos seus constrangimentos sobre os tempos individuais. Na base da literatura sobre os usos e percepções do tempo na academia e dando particular atenção às diferenças de gênero, o texto mostra que as mulheres acadêmicas e investigadoras apresentam mais dificuldades de organização do tempo do que os colegas homens, fi cando evidenciado o constrangimento exercido pelas temporalidades macroglobais que atravessam os universos do ensino superior e da investigação e que se traduzem na implantação do capitalismo acadêmico. As conclusões apresentadas permitem discorrer sobre as suas implicações para a afirmação de políticas de gênero na academia que abarquem o debate sobre uma política de tempos.

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Publicado

2015-12-21

Cómo citar

RODRIGUES DE ARAÚJO, E. O Tempo dos(para) os docentes e pesquisadores numa perspetiva do gênero. Revista Ártemis, [S. l.], v. 20, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/27044. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Mulheres, ciência e tecnologia