Moda inclusiva: percepção de mulheres obesas em relação ao corpo e ao vestuário

Autores/as

  • Bruna Pacheco Universidade Feevale
  • Jacinta Sidegum Renner Universidade Feevale.
  • Margarete Fagundes Nunes Universidade Feevale
  • Ana Luiza Carvalho Rocha Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2019v27n1.41373

Resumen

Este artigo aborda o tema da percepção do corpo entre mulheres obesas, discutindo o papel do vestuário no processo de exclusão/inclusão social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada por estudo observacional descritivo e pesquisa de campo, que se utilizou de procedimentos técnicos tais como entrevistas semiestruturadas aplicadas com mulheres maiores de 18 anos, com IMC – índice de massa corporal - de 25 a 29,9 e com IMC de 30 a 34,9. Os resultados indicam que as mulheres entrevistadas sentem insatisfação em relação aos seus corpos e, frequentemente, costumam comparar-se aos estereótipos de beleza difundidos pela mídia, o que lhes causa frustração e sentimentos de inferioridade. É possível inferir que se o vestuário não contempla as necessidades dos diferentes corpos existentes, a moda, no contexto extra passarelas, acaba por ser excludente.

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Biografía del autor/a

Bruna Pacheco, Universidade Feevale

Mestra em Inclusão Social e Acessibilidade

Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale.

Doutora em Engenharia de Produção com enfase em Ergonomia (UFRGS). Atua no Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Feevale.

Margarete Fagundes Nunes, Universidade Feevale

Doutora em Antropologia Social (UFSC) Atua no Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa. Feevale.

Ana Luiza Carvalho Rocha, Universidade Feevale

Doutora em Antropologia pela Université Paris Descartes, França. Atua no Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e em Processos e Manifestações Culturais. Feevale.

Publicado

2019-07-11

Cómo citar

PACHECO, B.; RENNER, J. S.; NUNES, M. F.; ROCHA, A. L. C. Moda inclusiva: percepção de mulheres obesas em relação ao corpo e ao vestuário. Revista Ártemis, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 443–456, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2019v27n1.41373. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/41373. Acesso em: 22 nov. 2024.