De menina e de menino: A influência de pais e familiares na segregação de brinquedos e brincadeiras por gênero

Autores/as

  • Júlia Trautmann Bandeira Universidade Federal de Pelotas
  • Camilla O. da Costa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2019v27n1.41450

Resumen

Os brinquedos e as brincadeiras são diferentes para meninas e meninos e insinuam habilidades e papéis sociais desiguais. O objetivo deste estudo foi analisar se a escolha dos brinquedos e brincadeiras de crianças é influenciada pelos seus responsáveis de acordo com o seu sexo biológico e o gênero que estes entendem como correspondente. A pesquisa foi realizada com dezessete pais ou familiares de crianças que estavam matriculadas e frequentes em uma escola municipal da cidade de Pelotas-RS. Os dados foram coletados através de um questionário autoaplicável e sua análise deu-se a partir da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. O estudo sugere que os pais e familiares de crianças influenciam nas suas escolhas de brinquedos e brincadeiras. O Terapeuta Ocupacional pode minimizar possíveis prejuízos no desempenho ocupacional de crianças no que se refere ao uso dos brinquedos e brincadeiras sem restrições ao gênero.

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Publicado

2019-07-11

Cómo citar

TRAUTMANN BANDEIRA, J.; COSTA, C. O. da. De menina e de menino: A influência de pais e familiares na segregação de brinquedos e brincadeiras por gênero. Revista Ártemis, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 285–305, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2019v27n1.41450. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/41450. Acesso em: 25 nov. 2024.