Concepções de professores/as da rede estadual de ensino de São Paulo sobre educação sexual

Auteurs

  • Erick Roberto Freire de Araújo Silva

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.35668

Résumé

A educação sexual no ensino escolar oferece um recurso fundamental para o desenvolvimento crítico e a emancipação política e social dos/as educandos/as. Desse modo, as ações implementadas nesse âmbito, voltadas para a promoção de uma consciência crítica sobre a sexualidade, devem ser incentivadas e garantidas pelo poder público. Nesse contexto, esta investigação tem por objetivo analisar as concepções de professores/as da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo sobre a educação sexual e identificar os materiais didáticos utilizados para implementá-la. Para coleta de dados foram aplicadas entrevistas e a análise apoiou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa. A investigação revelou várias iniciativas docentes voltadas à implementação da educação sexual nas escolas. Os/as docentes mostraram que estão comprometidos/as com as suas demandas, porém, avaliam que as práticas de sala de aula ainda são incipientes e superficiais. O estudo busca explicitar as dimensões envolvidos nessa contradição e sugere possíveis soluções.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Erick Roberto Freire de Araújo Silva

Mestre em Educação Sexual, pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2016). Licenciado em Ciências Exatas, com habilitação em Matemática e em Ciências Físicas e Biológicas, pela Universidade de São Paulo - USP (2010). Professor de Educação Básica na escola municipal de Sertãozinho Prefeita Maria Neli Mussa Tonielo.

Téléchargements

Publiée

2018-01-12

Comment citer

DE ARAÚJO SILVA, E. R. F. Concepções de professores/as da rede estadual de ensino de São Paulo sobre educação sexual. Revista Ártemis, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 214–226, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.35668. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/35668. Acesso em: 22 nov. 2024.