Uma nova mulher (?): gênero feminino na filmografia contemporânea da Disney
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.36099Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi compreender os discursos (efeitos de sentidos) ligados ao gênero feminino e à heteronormatividade concernentes à filmografia contemporânea da Disney. Foram utilizados para a análise três filmes (Valente, 2012; Frozen, 2013; e Malévola, 2014) que compuseram o corpora de análise. Três Formações Discursivas (Feminilidade Hegemônica, Ato Heroico, Amor Romântico) foram constituídas e analisadas a partir da Análise do Discurso de tradição francesa de Michel Pêcheux. Essas animações estão dotadas de elementos simbólicos (explícitos e implícitos) que propiciam a discussão sobre o modo como o gênero feminino é representado, visto que sugerem fissuras tanto nas matrizes hegemônicas do feminino como na naturalização da heteronormatividade enquanto forma única de configuração das relações entre e intra os gêneros. Nominalmente, consideramos que essas produções cinematográficas são espaços discursivos de conflitos e tensões entre aspectos tradicionais e questionadores do gênero feminino na contemporaneidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2018-08-01
Como Citar
RUIZ, J. M.; DE TILIO, R. Uma nova mulher (?): gênero feminino na filmografia contemporânea da Disney. Revista Ártemis, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 163–182, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.36099. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/36099. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos