A lírica subalterna latino-americana: a decolonização feminista em Krudxs Cubensi
Mots-clés :
Canção latino-americana, Lírica subalterna latino-americana, Decolonização, Feminismo(s) Decolonial(is), Krudxs CubensiRésumé
A presente pesquisa apresenta uma análise sobre a letra da canção “Mi cuerpo es mío” (2014), da dupla de raperas latino-americana feminista Krudxs Cubensi, objetivando o estudo de artistas latino-americanas e sua produção poética e musicada, por conter reflexões sobre denúncia social e promoverem questionamentos acerca da emancipação e decolonização da mulher, sob a ótica dos feminismos decoloniais latino-americanos. As seguintes questões incitadoras compõem esta pesquisa: “Como se caracterizam as subalternações das artistas das canções selecionadas neste corpus em seus contextos sociais, culturais e históricos?”; “Em que passo as canções apresentam a retomada de voz destas mulheres em seus contextos?”; e, “Como os movimentos feministas são apresentados nessas canções contemporâneas latino-americanas?”. Assim, busca-se compreender o contexto sociocultural dessas artistas, como sujeitas latino-americanas; realizam-se os levantamentos dos conteúdos temáticos e dos recursos estilísticos da linguagem poética e artística explorados pelas cantoras em suas canções; e, relacionam-se os conteúdos temáticos aos formais, observando a crítica expressa nas canções e sua relação com a questão das sujeitas subalternas latino-americanas, por meio dos estudos feministas. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico. Para que se conheçam os contextos de tais mulheres artistas e, ainda, os conteúdos poéticos da canção, compreendidos como lírica subalterna latino-americana, recorre-se às teorias decoloniais feministas: Anzaldúa (2019b), Bairros (2020), Berth (2019), Biroli (2014b), Carneiro (2019b), Gonzalez (2020), Hollanda (2020), Louro (2019), Lorde (2019c, 2019d), Lugones (2020), Preciado (2019b), entre outras. A partir das constatações alcançadas, compreende-se que, ao ocuparem seus espaços e vozes, tais sujeitas artistas revelam um acentuado caráter crítico feminista em relação às problemáticas sociais atuais latino-americanas, no sentido de emanciparem-se de modelos coloniais, patriarcais e machistas, oportunizando demais emancipações a outras mulheres.