Biblioterapia como um campo de atuação para o bibliotecário: perspectivas dos discentes de Biblioteconomia da UFBA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.44808Abstract
A biblioterapia é um dos possíveis campos de atuação do bibliotecário, porém a falta de abordagem a respeito desse assunto em sala de aula e ausência de capacitação dos alunos para assumirem esse campo podem ser consideradas como barreiras para a formação de futuros profissionais, como também foram aspectos que motivaram a escolha desse tema de pesquisa. Sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar quais as perspectivas dos discentes de Biblioteconomia sobre a atuação no campo da biblioterapia. Para isso, foi utilizada como técnica a aplicação de questionários com os discentes da Universidade Federal da Bahia para saber suas opiniões a respeito da atuação na biblioterapia. Além disso, foi realizado um mapeamento na literatura da Ciência da Informação para identificar quais as competências necessárias para atuação na biblioterapia e que precisam ser desenvolvidas pelos discentes durante a graduação. A partir dessas etapas realizadas, foi possível observar que os discentes já ouviram falar sobre a biblioterapia, mas, em sua maioria, não se sentem preparados para atuar no campo por causa da falta de componentes curriculares específicos que os aproximem dessa temática. Dessa forma, conclui-se que, apesar dos discentes conhecerem um pouco sobre tema, ainda é necessário que as matrizes curriculares se atualizem e abordem novos campos de atuação desse profissional em sala.Downloads
References
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. Formação, formatação: profissionais da informação produzidos em série. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Org.). Formação do Profissional da Informação. São Paulo: Polis, 2002. p. 133-148.
CALDIN, Clarice Fortkamp. Biblioterapia: um cuidado com o ser. São Paulo: Porto das ideias, 2010.
CALDIN, Clarice Fortkamp. Biblioterapia para crianças internadas no hospital universitário da ufsc: uma experiência. Encontros Bibli: Revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 14, p. 38-54, 2002. Disponível em: https://periodicos.
ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2002v7n14p38. Acesso em: 9 jul. 2018.
CALDIN, Clarice Fortkamp. A leitura como função terapêutica: biblioterapia. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 32-44, 2001. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/07/pdf_
_0011510.pdf. Acesso em: 10 dez. 2018.
CATARSE. In: MICHAELIS – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2017. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=aqYj. Acesso em: 10 jul. 2018.
CUBILLOS, Mariela Ferrada. Usuarios de bibliotecas con discapacidad psiquiátrica. Serie Bibliotecología y Gestión de Información, Santiago, n. 39, p. 4-24, ago. 2008. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/11884589.pdf. Acesso em: 11 dez. 2018.
FERREIRA, Danielle Thiago. Biblioterapia: uma prática para o desenvolvimento pessoal. ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 4, n. 2, p. 35-47, jun.
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/
etd/article/view/620/635. Acesso em: 9 out. 2018.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LUCAS, Eliane R. de Oliveira; CALDIN, Clarice Fortkamp; SILVA, Patrícia V. Pinheiro da. Biblioterapia para crianças em idade pré-escolar: estudo de caso. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 398-415, set./dez. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_
issuetoc&pid=1413-993620110003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 dez. 2018.
MIRANDA, Silvânia Vieira. Identificando competências informacio¬nais. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 33, n. 2, p. 112-122, maio/ago. 2004. Disponível
em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n2/a12v33n2.pdf. Acesso em: 9 ago. 2018.
PEREIRA, Marília Mesquita Guedes. Biblioterapia: proposta de um programa de leitura para portadores de deficiência visual em bibliotecas públicas. João Pessoa: UFPB, 1996.
RATTON, Angela Maria Lima. Biblioterapia. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 198-214, set. 1975. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/reb/. Acesso em: 8 dez. 2018.
ROSA, Aparecida Luciene Resende. As Cartas de Ana Cristina César: uma contribuição para a Biblioterapia. 2006. 84 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Uniiversidade do Vale do Rio Verde (UninCor), Três Corações, 2006. Disponível em: http://www.unincor.br/images/
imagens/2017/mestrado_letras/APARECIDA_LUCIENE_RESENDE_ROSA.pdf. Acesso em: 19 dez. 2018.
RUBIN, Rhea Joyce. Using Bibliotherapy: a guide to theory and pratice. London: Oryx, 1978.
SEITZ, Eva Maria. Biblioterapia: uma experiência com pacientes internados em clínica médica. Florianópolis: Habitus, 2006.
SILVA, Ana Mafalda Carvalho. Biblioterapia Aplicada Em Contexto de Saúde mental: um estudo de caso. 2014. 215 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Documentais) – ECATI – Departamento de Ciências da Comunicação, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2014. Disponível em: http://recil.grupolusofona.pt/jspui/handle/10437/5059. Acesso em: 5 nov. 2018.
SILVA, Wilton Pereira da; PINHEIRO, Edna Gomes. A face oculta da biblioterapia na biblioteca universitária: os ditos e os não ditos dos bibliotecários da Biblioteca Central da UFPB. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 15., 2008, São Paulo. Anais eletrônicos[...]. São Paulo: Cruesp, 2008. Disponível em: http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/anais/site/pdfs/3497.pdf.
Acesso em: 29 jan. 2019.