ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT NA ATIVIDADE DE BIBLIOTECÁRIOS: um estudo com os profissionais da Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Autores/as

  • Lucas Veras de Andrade
  • Joimara Lima Santos

Resumen

O estresse ou síndrome geral de adaptação caracteriza-se por um desgaste em que o organismo busca adaptar-se a uma situação estressora. Esse organismo pode sofrer alterações físicas e psicológicas acarretadas por esse esforço de resistência e tentativa de manter homeostase. O estresse ocupacional é acarretado por situações intensas de estresse no ambiente de trabalho, que cronificado pode desencadear uma patologia conhecida como síndrome de burnout caracterizado por: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional, características reconhecidas por Christina Maslash, psicóloga social e uma das pioneiras em estudos desta síndrome. Uma vez explicitado em que consiste o conceito de estresse e as implicações deste no espaço laboral profissional, é que nosso estudo objetiva investigar se os bibliotecários da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) apresentam sintomas de estresse ocupacional e evidências de síndrome de burnout. Nossa pesquisa é um estudo de caso de caráter qualitativo que contemplou: levantamento bibliográfico a respeito da evolução do conceito de estresse, implicações do estresse ocupacional em ambientes de trabalho enfocando espaços laborais de profissionais de informação, mais precisamente o trabalho de bibliotecários e, por fim, a síndrome de burnout. A coleta de dados se deu juntamente a 5 (cinco) profissionais bibliotecários cujas atribuições estão sendo desenvolvidas em caráter provisório em três campi da Universidade Estadual do Piauí, situados no município de Teresina (PI), sendo aplicado um questionário com questões abertas, analisado qualitativamente a partir da técnica de análise de conteúdo, que girou em torno de cinco categorias: Concepções de Estresse Ocupacional e sua percepção pelos Bibliotecários na atividade desenvolvida, Fatores Geradores de Estresse na Atividade Bibliotecária na Universidade Estadual do Piauí, Implicações dos Estressores para a Instituição UESPI e para os profissionais Bibliotecários, Expectativas sobre a Atividade Profissional de Bibliotecário dos Profissionais da Universidade Estadual do Piauí – UESPI e Dimensões da Síndrome de Burnout. Os resultados indicam que os analisados não possuem um conceito elaborado de estresse e os significados produzidos versam no geral que o estresse está associado a questões de ordem fisiológica. É demonstrado por 60% dos discursos que a profissão não é percebida como estressante, embora sejam apontadas fontes geradoras de estresse sob três enfoques. As implicações dos estressores para a instituição UESPI e para os profissionais bibliotecários estão envoltas por dois aspectos: o primeiro se refere ao conciliar das atividades exigidas pelo cotidiano do trabalho e o segundo diz respeito ao nível de satisfação dos indivíduos. A discussão sobre síndrome de burnout girou em torno das expectativas profissionais dos bibliotecários. A dimensão exaustão emocional é a que mais denota indicativo de burnout nos bibliotecários analisados, mas em nenhum momento da pesquisa percebemos nos discursos dos bibliotecários indícios da síndrome a ponto do abandono da profissão como a literatura demonstra. Palavras-chave: Estresse. Estresse Ocupacional. Síndrome de Burnout. Bibliotecários.

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Publicado

2012-06-28

Número

Sección

RESUMOS DE MONOGRAFIAS