LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS E OS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA: ESTUDO DE PROPOSTAS DE EXPANSÃO E AMPLIAÇÃO DA CDD E DA CDU

Autores/as

  • Hamilton Rodrigues Tabosa Universidade Federal do Ceará
  • Cyntia Chaves de Carvalho Gomes Cardoso Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba

Resumen

As linguagens documentárias, com o intuito de facilitar o acesso ao documento por parte do usuário, configuram-se em um complexo sistema de representação do conhecimento. Entretanto, com a constante expansão dos vários ramos do saber e, por conseguinte, de suas publicações, surge a necessidade de desenvolver notações para classificar novos temas ou simplesmente melhorar a representação quanto a sua especificidade. Diante deste fenômeno, o presente artigo visa fazer um levantamento e uma análise de propostas de expansão da Classificação Decimal Universal e da Classificação Decimal de Dewey, com o fito de demonstrar não só a viabilidade da ampliação de quaisquer classificações previamente existentes, mas, principalmente, de manter atualizadas as classificações bibliográficas, cujo intuito é representar o conhecimento e, se este se modifica, é importante que as classificações sigam em paralelo. Para viabilizar o presente artigo, fez-se uma pesquisa bibliográfica para identificar e analisar propostas de expansão/atualização dos sistemas de classificação bibliográfica já existentes, mais precisamente as de Carvalho e Holanda (para a área do Direito), Tabosa e Cardoso (coelhos de raça) e Albuquerque (literatura popular e de cordel). Este trabalho não tem a pretensão de solucionar as possíveis vacâncias nas classificações bibliográficas, mas de sensibilizar o leitor para a importância da atualização contínua nessas representações, com o objetivo de manter o usuário em constante condição de localizar a informação de que precisa com maior facilidade, uma vez que a ciência e a sociedade estão em constante transformação, o que exige dos instrumentos e técnicas utilizados para representar informação flexibilidade e adaptabilidade.

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Biografía del autor/a

Hamilton Rodrigues Tabosa, Universidade Federal do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Avaliação de Políticas Públicas e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Departamento de Ciências da Informação da UFC.

Cyntia Chaves de Carvalho Gomes Cardoso, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará.

Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba

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Publicado

2016-01-02

Número

Sección

ARTIGOS DE REVISÃO