Bibliotecas sem fronteiras no fomento à leitura: o caso da biblioteca TRANSCOL

Autores/as

  • Jorge Santa Anna
  • Suelen de Oliveria Campos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Maria Aparecida de Mesquita Calmon Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n1.32503

Resumen

Este estudo compreende os resultados finais de uma pesquisa, cuja temática contempla a missão de transcendência das bibliotecas no que se refere ao fomento à leitura. Objetiva apresentar o Projeto Biblioteca Transcol, demonstrando a oferta de material informacional disponibilizado em terminais rodoviários de grande circulação e disponíveis aos usuários que utilizam o sistema de transporte urbano da região metropolitana de Vitória, Espírito Santo. Metodologicamente, através de observação e aplicação de questionário, apresentam-se as estruturas e os acervos dessa unidade, analisam-se as práticas de leitura e o perfil dos leitores, assim como a percepção dos usuários desses espaços quanto ao material fornecido e as condições ambientais para concretização da leitura. Concluiu-se que a leitura desenvolvida na referida unidade constitui um processo dinâmico, mutante, plural e prazeroso, com práticas de leitura diversificadas, tendo o leitor diferentes comportamentos durante a consolidação do ato de ler. Constatou-se que as leituras caracterizam-se como extensivas, no entanto, mesmo assim, os leitores não perdem a tendência contemplativa. Percebeu-se que os leitores estão satisfeitos e sendo despertados ao gosto e hábito pela leitura. Os entrevistados sugeriram como melhoria a diversificação quanto às modalidades de livros ofertados e a construção de um espaço específico para acomodar os leitores. Recomenda-se a ampliação desse projeto a outras estações de transporte da região, de modo a viabilizar uma sociedade cada dia mais leitora. Palavras-chave: Bibliotecário - Leitura. Práticas de Leitura. Perfil do leitor. Bibliotecário – Papel Social. Plano Nacional do Livro e da Leitura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Suelen de Oliveria Campos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduada em Arquivologia e Biblioteconomia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Gestão de Projetos.

Maria Aparecida de Mesquita Calmon, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tem experiência em serviços de referência e tratamento de documentos em bibliotecas universitárias.

Citas

BARRETO, Angela Maria. Os espaços de leitura. Comunicação e Educação, v. 12, n. 1, p. 41-53, jan./abr. 2007. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37618>. Acesso em: 14 fev. 2016.

BRASIL. Decreto n.º 7.559, de 1.º de setembro de 2011. Dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/c civil_ 03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7559.htm>. Acesso em: 12 fev. 2014.

BRITO, Danielle Santos de. A importância da leitura na formação social do indivíduo. Revela, Faculdade Dom Domênico, Guarujá, ano 4, n. 8, jun./2010. Disponível em: < http://www.fals.com.br /revela12/Artigo4_ed08.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2014.

CALDIN, Clarice Fortkamp. Reflexões acerca do papel do bibliotecário de biblioteca escolar. Revista ACB, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 163-168, 2005. Disponível em: < http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/431/549>. Acesso em: 12 fev. 2016.

CHARTIER, Roger. Do códice ao monitor: a trajetória do escrito. Estud. Av., v. 8, n. 21, p. 185-199, 1994. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext &pi d=S0103-40141994000200012>. Acesso em: 12 dez. 2015.

CHARTIER, R.; CAVALLO, G. (Org.) História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 1998. (Coleção Múltiplas Escritas).

CHARTIER, Roger; LEBRUN, Jean. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Ed. da UNESP, 1998.

DINIZ, Jaiene Gomes; et al. O bibliotecário como agente incentivador da leitura: apresentação do projeto de extensão Doutores da Leitura. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 14, Anais eletrônicos. São Luiz: Universidade Federal do Maranhão, 16 a 22 de janeiro de 2011.

HILLESHEIM, Betina et al. Leitura: entre leitor e texto. Fractal: Revista de Psicologia, v. 23, n. 2, p. 305-316, maio/ago. 2011. Disponível em: < http://www.uff.br/periodicoshumanas/index.php/Fractal/article/view/398/521>. Acesso em: 16 fev. 2016.

MARINHO, Raimunda Ramos. Leitura: um caminho para a cidadania. Transinformação, Campinas, v. 5, n. 1,2,3, jan./dez. 1993. Disponível em: < http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/viewFile/1650/1621>. Acesso em: 14 fev. 2016.

PITZ, Juliana; SOUZA, Vanessa Aline; BOSO, Augiza Karla. O papel do bibliotecário escolar na formação do leitor. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.16, n.2, p. 405-418, jul./dez., 2011. Disponível em: < http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/736/pdf_59>. Acesso em: 14 fev. 2016.

ROSA, Flávia Goullart Mota Garcia; ODDONE, Nanci. Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 3, p.183-193, set./dez. 2006.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil do leitor imersivo. São Paulo: Paullus, 2004.

SANTA ANNA, Jorge; PEREIRA, Gleice. Os suportes de informação e suas interferências na formação do leitor. Revista Linha Mestra, n.24, jan./jul. 2014. Disponível em: https://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_06_comunicacoes_ilsa_josuelene.pdf. Acesso em: 14 fev. 2016.

SANTA ANNA, Jorge; GREGÓRIO, Elaine; GERLIN, Meri Nadia. Atuação bibliotecária além da biblioteca: o espaço de leitura do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM). Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.19, n.1, p. 77-88, jan./jun., 2014.

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Processamento da leitura: recentes avanços das neurociências. In: COSTA, Jorge Campos da; PEREIRA, Vera (Org.). Processamento da leitura: recentes avanços das neurociências. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009, p. 48-58.

UNIVERSIDADE PARA TODOS. Projeto Biblioteca Transcol. 2014. Disponível em: < http://bibliotecatranscol.blogspot.com.br/>. Acesso em: 16 fev. 2015.

Publicado

2017-06-26

Número

Sección

RELATOS DE PESQUISA