Análise da produção dos artigos científicos sobre biblioteca escolar na base de dados BRAPCI
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n4.50418Resumen
Objetivo deste estudo foi analisar a produção científica dos artigos científicos sobre biblioteca escolar, por meio dos artigos indexados na BRAPCI. Trata-se de um estudo descritivo utilizando-se o método quantitativo e qualitativo, também chamado de método misto, com emprego de técnicas bibliométricas. O universo da pesquisa reúne os artigos científicos indexados nos periódicos científicos da BRAPCI, contemplando todo o período de cobertura da base de 1972 a 2019. Os resultados revelaram que nos 47 anos, foi identificado 130 artigos em 27 revistas científicas brasileiras indexadas na BRAPCI. Os anos mais produtivos foram em 2017 e 2018 com 15 publicações a cada um. Percebe-se um pequeno número de autores que publicaram muitos artigos e uma grande taxa de autores produziram pouco, ou seja, um artigo. Identificaram-se duas autoras e um autor mais produtivos na temática. Sendo a primeira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a segunda da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o último autor da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os assuntos mais abordados foram: Biblioteca escolar com 116 vezes (25,2%), leitura com 19 vezes (4,1%), bibliotecário 16 vezes (3,4%), educação com nove vezes (1,9 %), bibliotecário escolar com sete vezes (1,5 %) e políticas públicas com seis vezes (1,3%). Conclui-se que a temática Biblioteca escolar é antiga no Brasil , mas não é muito pesquisada pelos cientistas brasileiros quantos aos problemas relevantes a serem estudados para ajudar os profissionais que atuam em bibliotecas escolares com habilidades adequadas para este tipo de unidade de informação.Descargas
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Publicado
2020-08-26
Número
Sección
RELATOS DE PESQUISA