Avaliação da competência informacional na pós-graduação

um estudo de caso no curso de mestrado em ensino de matemática da UFRJ

Autores/as

  • Glaucilene Mariano Sales Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-4078-683X
  • Elaine Rodrigues Perdigão Fundação Cesgranrio

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2021v17n3.60557

Resumen

Este estudo teve por objetivo avaliar a competência informacional dos alunos de Pós graduação stricto sensu em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objeto do estudo centrou-se nas práticas e no comportamento dos discentes com relação ao acesso, avaliação e uso da informação. A abordagem avaliativa adotada foi a centrada nos objetivos, a qual possibilitou dimensionar as categorias do Quadro de Critérios – Acesso à Informação, Avaliação da Informação e Uso da informação, assim como as subcategorias e respectivos indicadores, selecionados com base em entrevistas exploratórias. Os resultados apontaram para os níveis de competência informacional dos alunos. Nas categorias Acesso à Informação e Avaliação da Informação, os alunos atingiram o nível médio de competência informacional. Já na categoria Uso da Informação, os alunos demonstraram possuir nível alto de competência informacional. Recomendou-se que fossem realizadas estratégias para divulgação dos recursos informacionais disponíveis; reestruturação dos tópicos levantados nos treinamentos, a fim de abarcar os pontos fracos levantados no estudo; ampla divulgação das normas institucionais a respeito do uso de recurso disponíveis; trabalho coordenado entre professores e bibliotecários, atualização dos profissionais da biblioteca, com o propósito de aperfeiçoar de forma integral as habilidades e atitudes dos alunos com relação à competência informacional.

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Biografía del autor/a

Glaucilene Mariano Sales, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bibliotecária especializada em gestão eletrônica de documentos.

Elaine Rodrigues Perdigão, Fundação Cesgranrio

Doutora em Ciências Sociais

Publicado

2021-11-28

Número

Sección

RELATOS DE PESQUISA