A sincronicidade no atendimento a usuários de bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas

Autores/as

Resumen

Este artigo tem como objetivo mapear bibliotecas que utilizam ferramentas de atendimento síncrono aos usuários e verificar as ferramentas utilizadas no atendimento síncrono. O estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo. Identificaram-se as universidades portuguesas e brasileiras definidas como campo de pesquisa, definiu-se o universo a ser pesquisado e desenhou-se o instrumento para recolha de dados e atingimento do objetivo proposto. Os dados refletem uma tendência de uso do atendimento síncrono no Brasil e em Portugal. Observa-se que no Brasil há uma maior incidência no atendimento síncrono, em comparação à Portugal. Verifica-se também que o chat para atendimento on-line, por meio dos websites das bibliotecas é o meio mais utilizado nos dois países. Verifica-se que os percentuais recolhidos na investigação revelam que o atendimento síncrono, em tempo real, ainda não é utilizado pela maioria das bibliotecas brasileiras e portuguesas. No Brasil, este tipo de atendimento tem sido mais adotado (41%), em comparação à Portugal (33%), mas ambos ainda são contemplados pela minoria das bibliotecas universitárias daqueles países.

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Biografía del autor/a

Ana Roberta Sousa Mota, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto - Portugal. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em: Gestão Empresarial e de Pessoas (Universidade Potiguar) e em Gestão de Unidades de Informação (UFPB). Bacharel em Biblioteconomia (UFPB), atua como bibliotecária na Universidade Federal da Paraíba, com ênfase no Serviço de Referência, Tecnologias da Informação e Comunicação e, em Bibliotecas Universitárias.

Maria Manuel Borges, Universidade de Coimbra

Professora Associada com habitação em Ciência da Informação do Departamento de Filosofia, Comunicação  e Informação da Universidade de Coimbra. Coordenadora do Doutoramento em Ciência da Informação da Universidade de Coimbra

 

Publicado

2023-10-20

Número

Sección

RELATOS DE PESQUISA