Gestão de projetos e etnografia na podosfera
bases para a apresentação de portfólios e entregáveis em podcast
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n1.68866Resumen
Este artigo apresenta as bases conceituais da Gestão de Projetos e as bases metodológicas da Etnografia na Podosfera aplicadas à administração do projeto intitulado Descobrindo a Biblioteca em Podcast, gerenciado no ambiente de uma biblioteca universitária durante os anos de 2019 a 2023. Como referencial teórico, discute as nuances da Gestão de Projetos a partir do acesso a obras de referência, dissertações e artigos científicos sobre o tema. Como metodologia, aplica-se a Podcast Ethnography, traduzida livremente como Etnografia na Podosfera, cuja triangulação EEE - Explorar, Engajar e Examinar - possibilitou a análise de um podcast acadêmico consolidado na podosfera e que passou por transições em sua linha editorial, formato de gravação, público-alvo e plataforma de hospedagem, o que resultou na alteração da marca do projeto em três momentos: BCHcast (em 2019 e 2020), Plurissaberes (de 2020 a 2023) e Cocriando na Podosfera (a partir de 2023). Como resultados obtidos, apresentam-se os portfólios e entregáveis de oito projetos acadêmicos gerenciados em podcast, intitulados: TAEs na Pesquisa; PodArtigos; Pró-Inclusão; AsasCast; Empregacast; InnovaBiblio; SMPC 2022; e Filhas de Avalon. Conclui-se que o envolvimento dos stakeholders contribuiu para o sucesso do projeto, considerando, ainda, as possibilidades de estudos futuros a partir do desenvolvimento deste artigo.