ENTRE “MAIORES” E “MENORES”: itinerários cruzados entre José Américo de Almeida e Euclides da Cunha
Abstract
Nessa intervenção, objetiva-se identificar ressonâncias de Euclides da Cunha em José Américo de Almeida, buscando aproximações teórico-metodológicas em seus percursos. José Américo elabora uma espécie de hermenêutica crítica relativa à formação do homem paraibano a partir das categorias clima, formação geológica, hidrografia e vegetação. Essa abordagem traz à tona conseqüências relativas à miscigenação do povo paraibano, consoante à constituição do ethos brasileiro, destacando singularidades, associadas a significativas diferenças intra-regionais, traduzidas em tipos rurais: praieiro, lavrador e o vaqueiro. Em Euclides, há trajetória similar através da noção de tipo: terra, caatinga, seca e o homem, derivando daí uma teia de elementos intituintes do processo etnológico brasileiro. Em ambos, revela-se um processo de formação de uma concepção de homem singular, partícipe do caráter heterogêneo do ethos nacional. No diálogo entre as obras dos dois autores, observam-se similitudes e distinções.
Palavras-chave: Trajetórias; Miscigenação; Tipos Sociais; Formação Nacional, Região.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).