FAT STUDIES: entrevista com Cat Pausé
DOI:
https://doi.org/10.46906/caos.n28.62500.p95-100Palabras clave:
Cat Pausé, entrevista, fat studies, gordofobiaResumen
Caitlin Clare Pausé — Cat Pausé — foi especialista na área dos Fat Studies, professora da Massey University (Nova Zelândia) e diretora do Centro de Libertação das Pessoas Gordas. Coeditou The Routledge International Handbook of Fat Studies (PAUSÉ; TAYLOR, 2021) e coordenaria a próxima conferência Fat Studies: Rights, Personhood, Disposability que ocorrerá online em julho de 2022. Sua pesquisa está focada nos efeitos do estigma da gordura na saúde e no bem-estar de indivíduos gordos e como os ativistas gordos resistem ao “Apocalipse Gordo”. Ela foi defensora de uma nova ética da gordura que se centralize numa epistemologia da gordura. Seu programa de rádio e podcast, Friend of Marilyn, vem apresentando trabalhos acadêmicos e discussões sobre gordura, bem como introduzindo temas e indivíduos ligados ao ativismo gordo desde 2011. A presente entrevista foi realizada em janeiro de 2022 por Nicole Pontes, professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, como parte de um projeto para estreitar laços e ampliar o acesso da comunidade acadêmica brasileira interessada nos Fat Studies aos autores e autoras da área mundo afora. A entrevista foi realizada em reunião virtual por meio do aplicativo Zoom. Respostas mais pontuais às questões específicas foram enviadas por e-mails. Toda a comunicação foi estabelecida em inglês, e as respostas traduzidas para o português pela entrevistadora.
Descargas
Métricas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cat Pausé, Nicole Pontes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).