Goiânia Mil Grau

distinções e identificações culturais na produção do humor nativo em imaginários urbanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v16n.61168

Palavras-chave:

Cultura Urbana, Humor, Identidade, Imaginário, Redes Sociais

Resumo

O contexto sociocultural de Goiânia, capital de Goiás, apresenta um cenário de identificações conflitantes que integram um mesmo espaço social, reunindo traços de uma metrópole e características interioranas nos sentidos de pertencimento a esta cidade. Diferenciando-se em diversos aspectos do discurso hegemônico sobre a identidade sertaneja, o humor produzido pelo grupo humorístico Goiânia Mil Grau explora outras caracterizações do cotidiano popular goianiense para provocar o riso. O objetivo do presente artigo é o de traçar um panorama de análise deste humor “nativo”, discutindo-se como a produção humorística do Goiânia Mil Grau nas redes sociais Instagram e Facebook revela nuances da construção identitária da população goianiense, ao explorar outros estereótipos locais em relação aos exibidos pelas mídias. A discussão aponta para a utilização de elementos como o transporte público, os bairros periféricos e estigmas de grupos sociais na construção destes estereótipos locais, apresentando um contraponto ao estereótipo de um “goiano caipira”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Carvalho Gondim Teles, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (2020), na área de concentração em comunicação, cultura e cidadania; e Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2016). Áreas de interesse em pesquisa: cibercultura; mediações culturais; comunidades virtuais; identidades na contemporaneidade; imaginários urbanos.

Ricardo Pavan, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992) e mestrado (2002) e doutorado (2011) em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na linha de pesquisa Mídia e Cultura, e professor adjunto do Curso de Jornalismo na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goias.

Referências

BACZKO, Bronislaw. Imaginação social. In: ENCICLOPÉDIA Einaudi, v.5. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1985, p. 296-332.

BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

BENEVIDES, Rubens De Freitas. Cenários modernos e pós-modernos no Brasil: juventude, política e rock-and-roll. 2008. 351 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

CASTRO, Maria Lília Dias de. Com a palavra, o humor. In: FEDRIZZI, Alfredo (Org.). O humor abre corações e bolsos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, p. 131-137.

CHAUL, Nasr Fayad. Goiânia: a capital do sertão. Revista UFG, Goiânia, ano XI, n. 6, jun/2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48235>. Acessado em 13 de outubro de 2021.

____________. A identidade cultural do Goiano. Cienc. Cult., São Paulo, v. 63, n. 3, p. 42-43, jul/2011. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252011000300016&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 13 de novembro de 2021.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais, 2. ed. Bauru: EDUSC, 2002.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Cidades e cidadãos imaginados pelos meios de comunicação. Opinião Pública, Campinas, v. VIII, n. 1, 2002, p. 40-53.

____________. Culturas híbridas, 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2008a.

____________. Imaginários culturais da cidade: conhecimento / espetáculo / desconhecimento. In: COELHO, Teixeira (org.). A cultura pela cidade. São Paulo: Iluminuras, 2008b, p. 15-31.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade, 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

IBGE. Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1º de julho de 2021. Brasil: IBGE, 2021. Disponível em: < https://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2021/estimativa_dou_2021.pdf>. Acessado em 10 de outubro de 2021.

KOZINETS, Robert V. Netnography 2.0. In: BELK, R. W.R. Handbook of qualitative research methods in marketing. Edward Elgar Publishing, 2007.

LE GOFF, Jacques. O riso na idade média. In: BREMMER, Jan; ROODENBURG, Herman (Orgs.). Uma história cultural do humor. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 65-82.

MAFFESOLI, Michel. O imaginário é uma realidade. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 15, ago/2001, p. 74-82.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício de cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

____________. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Denis (org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006, p. 51-98.

BORGES, Rogério. Geraldinho: os causos que Goiás amava ouvir. O Popular, Goiânia, 29 de março de 2018. Online. Disponível em: <https://www.opopular.com.br/noticias/80-anos/geraldinho-1.1492050>. Acessado em 12 de outubro de 2021.

POSSENTI, Sírio. Humor e estereótipos femininos. In: POSSENTI, S., MAINGUENEAU, D., FONSECA ¬SILVA, M.C. (orgs.) Estudos da Linguagem: representações do feminino. Vitória da Conquista: UESB, 2007.

______. Os humores da língua: análises linguísticas das piadas. Campinas: Mercado das Letras, 1998.

PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. São Paulo: Ática, 1992.

SALIBA, Elias Thomé. Raízes do Riso: a representação humorística na história brasileira - da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 73-102.

SIMÃO, José. No país da piada pronta. São Paulo: Editora do Bispo, 2007.

WARNIER, Jean-Pierre. A mundialização da cultura. Bauru (SP): Edusc, 2003.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 7-72.

Downloads

Publicado

2022-07-11

Como Citar

CARVALHO GONDIM TELES, D.; PAVAN, R. Goiânia Mil Grau: distinções e identificações culturais na produção do humor nativo em imaginários urbanos. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 16, p. 22, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2022v16n.61168. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/61168. Acesso em: 13 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)