Sobre reconfigurações humano-tecnológicas:

uma análise discursiva do filme Titane

Autores

  • Vicente Martin Mastrocola ESPM

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v16n.62062

Palavras-chave:

Cinema, Titane, Reconfiguração humano-tecnológica, Análise de discurso

Resumo

Tomando como objeto de estudo o longa-metragem Titane (2021) - ganhador da palma de ouro no Festival de Cannes 2021 - buscamos compreender determinados mecanismos discursivos da película a partir da narrativa das personagens Alexia e Vincent. Neste contexto, damos atenção especial para como o filme utiliza estas duas figuras para apresentar metaforicamente algumas reconfigurações humano-tecnológicas que experienciamos na contemporaneidade. Para tanto, utilizamos preceitos da análise de discurso de linha francesa sempre preocupados com o contexto sócio-histórico no qual o filme foi lançado. Embasados por Baccega (2007), Bakhtin (1998; 2003), Gregolin (2005; 2007), Orlandi (1999), Haraway (1995; 2013), Sibilia (2002; 2006) e Simondon (2008) buscamos, com este trabalho, estabelecer uma possível aproximação entre as áreas da tecnologia, entretenimento, comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASIMOV, Isaac. Eu, robô. São Paulo: Aleph, 2014.

BACCEGA, Maria Aparecida. Discurso da comunicação: encontro entre ficção e realidade. Comunicação e Educação. Revista do departamento de Comunicação e Artes da ECA/USP, São Paulo, Vol. 12, n. 3, p. 23-34, set/dez 2007.

BARROS FILHO, Clóvis. A sociologia de Pierre Bourdieu e o campo da comunicação: uma proposta de investigação teórica sobre a obra de Pierre Bourdieu e suas ligações conceituais e metodológicas com o campo da comunicação. Tese de doutorado, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1998.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ČAPEK, Karel. Rossum's Universal Robots. Londres: Penguin Books, 2004.

EAGLETON, Terry. Marxismo e crítica literária. Porto, Afrotamento, 1978.

FORTUNATI, Leopoldina. The human body: natural and artificial technology. In: KATZ, James. Machines that becomes us: the social context of personal communication technology. Londres: Transaction Publishers, 2007. p.71-87.

GIBSON, William. Neuromancer. São Paulo: Aleph, 2016.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Formação discursiva, redes de memória e trajetos sociais de sentido: mídia e produção de identidades. Texto apresentado no II Seminário de Análise do Discurso (SEAD), na UFRGS, Porto Alegre, 2005, disponível em < http://www.discursividade.cepad.net.br/EDICOES/02/arquivos2/Maria%20do%20Rosario%20Gregolin.pdf>. Acesso em 01/2002.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Análise do discurso e mídia: a (re) produção de identidades. Comunicação, mídia e consumo. São Paulo. Vol. 4, nº 11, pp. 11-25, 2007, disponível em <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/117/118>. Acesso em 01/2022.

HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue – ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari; TADEU, Tomaz. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Autêntica: Belo Horizonte, 2013. p. 33-119

HARAWAY, Donna. Cyborgs and symbionts: living together in the new world order. In: GRAY, Chris Hables. The cyborg handbook. Nova York: Routledge, 1995. p. xi-xx.

KUNZRU, Hari. “Você é um ciborgue” – um encontro com Donna Haraway. In: HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari; TADEU, Tomaz. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Autêntica: Belo Horizonte, 2013. p. 17-33.

______. Genealogia do ciborgue. In: HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari; TADEU, Tomaz. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Autêntica: Belo Horizonte, 2013. p. 119-126

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios & procedimentos. Pontes: Campinas, 1999.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1990.

SANTAELLA, Lucia; CARDOSO, Tarcísio. O desconcertante conceito de mediação técnica em Bruno Latour. MATRIZes, São Paulo, vol.9, n.1, p. 29–51, jan./jun. de 2015.

SASSATELLI, Roberta. Consumer culture: history, theory and politics. London: Sage, 2010.

SBARDELOTTO, Moisés. Não há divórcio entre a evolução biológica humana e a revolução tecnológica - entrevista com Lúcia Santaella. Revista do Instituto Humanitas Unisinos, IHU On-line, São Leopoldo, vol.11, n.381, novembro de 2011. Disponível em: <http://goo.gl/hcFP4N>. Acesso em 01/2022.

SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

______. A desmaterialização do corpo: da alma (analógica) à informação (digital). Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, ano 3, vol. 3, n. 6, p. 105-119, março de 2006.

SIMONDON, Gilbert. Cultura e técnica. Nada. Lisboa, vol. 4, n. 11, p. 169-175, 2008.

______. On the mode of existence of technical objects. Disponível em: <http://dephasage.ocular-witness.com/pdf/SimondonGilbert.OnTheModeOfExistence.pdf >. Acesso em 01/2022.

SOUZA, Tania Clemente de. Discurso e imagem: perspectivas de análise do não-verbal. Ciberlegenda, Niterói, RJ: vol. 1, p. 15 -32, 1998.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

MARTIN MASTROCOLA, V. Sobre reconfigurações humano-tecnológicas:: uma análise discursiva do filme Titane. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 16, p. 19, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2022v16n.62062. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/62062. Acesso em: 12 nov. 2024.