Marcadores culturais em MMORPGs:

uma análise de Final Fantasy XIV

Autores

Palavras-chave:

Marcadores Culturais, Experiência, Roleplay, MMORPG, Final Fantasy

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a presença de marcadores culturais no roleplay, especificamente em MMORPGs, e discuti-los com base na literatura existente. Iniciamos a pesquisa pelos elementos textuais e paratextuais que se relacionam com o jogo, como elementos in-game criados pelos jogadores – cenários, roupas, skins – e elementos off-game, como screenshots e comentários dos jogadores em redes sociais – para assim analisar os desdobramentos de seus usos, intencionais ou não. Tomando como objeto o grupo de Facebook “Final Fantasy – XIV Brasil”, observamos como alguns desses marcadores se manifestam e se relacionam com o roleplay, além de identificarmos sua influência em aspectos sociais do grupo e na comunidade brasileira de jogadores de Final Fantasy XIV como um todo.

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Biografia do Autor

Emmanoel Ferreira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor Associado do Departamento de Mídia e Estudos Culturais e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (Niterói/Rio de Janeiro, Brasil). É o atual coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos de Jogos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM.

André Bottino, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bolsista CNPq do Programa Interno de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense – PIBIC-UFF. Graduando em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

FERREIRA, E.; BOTTINO, A. Marcadores culturais em MMORPGs:: uma análise de Final Fantasy XIV. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 20, p. 156–173, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/67810. Acesso em: 27 abr. 2024.