Por que choras, jogador?

A luta por representatividade nas campanhas contra o assédio de mulheres nos jogos digitais

Autores

  • Diego Granja do Amaral Universidade Federal Fluminense (UFF) https://orcid.org/0000-0002-1785-5131
  • Natalia Catherine Moura Ferreira Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Jhonnatan Oliveira dos Santos Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Palavras-chave:

Games, Gênero, Gamergate, Mulheres, Resistência

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os efeitos do Gamergate nas discussões relacionadas à participação das mulheres na cultura dos jogos digitais, através das campanhas brasileiras de sensibilização contra o assédio Ainda seremos lembradas por vocês e My name my game. Para tanto, a pesquisa parte do caso Gamergate e explora suas implicações na cultura dos jogos, especialmente no contexto feminino. O percurso metodológico da pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso sobre as campanhas em plataformas digitais, além de investigar o impacto das campanhas mencionadas na conscientização e combate ao assédio entre os/as jogadores/as.

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Biografia do Autor

Diego Granja do Amaral, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em comunicação pela Universidade Federal Fluminense em cotutela com a Universidade de Tübingen.

Natalia Catherine Moura Ferreira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Univrsidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz.

Jhonnatan Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestrando do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Univrsidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

AMARAL, D. G. do; MOURA FERREIRA, N. C. .; OLIVEIRA DOS SANTOS, J. Por que choras, jogador? : A luta por representatividade nas campanhas contra o assédio de mulheres nos jogos digitais . Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 20, p. 41–60, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/67990. Acesso em: 14 nov. 2024.