A dinâmica transmídia de House of Cards no contexto político brasileiro
Abstract
O lançamento no Brasil da quarta temporada da série norte-americana da Netflix, House of Cards, em março de 2016, entrelaçou ficção e realidade por meio de processos de produção, circulação e apropriação típicos da dinâmica transmídia. Busca-se compreender a singularidade desse processo comunicacional com base na seguinte indagação: em que medida a cultura participativa dos fãs opera como fator de incremento da dinâmica transmídia em processos comunicacionais que mesclam política e entretenimento, tal como observado durante o lançamento da quarta temporada de House of Cards no Brasil? A análise baseou-se em coleta manual na página oficial brasileira de House of Cards (/HouseofCards) e na página criada por fãs brasileiros (/PortalHouseofCards), ambas no Facebook. Conclui-se que a cultura participativa dos fãs opera como fator de incremento da dinâmica transmídia na perspectiva da expansão, continuidade, imersão e construção de universos, conforme princípios descritos por Jenkins (2009). Palavras-chave: Transmídia. Fandom. Série. Netflix.Downloads
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