A dinâmica transmídia de House of Cards no contexto político brasileiro

Autores/as

  • Geane Carvalho Alzamora PPGC/UFPB
  • Emmanuelle Dias
  • Vitória Barros

Resumen

O lançamento no Brasil da quarta temporada da série norte-americana da Netflix, House of Cards, em março de 2016, entrelaçou ficção e realidade por meio de processos de produção, circulação e apropriação típicos da dinâmica transmídia. Busca-se compreender a singularidade desse processo comunicacional com base na seguinte indagação: em que medida a cultura participativa dos fãs opera como fator de incremento da dinâmica transmídia em processos comunicacionais que mesclam política e entretenimento, tal como observado durante o lançamento da quarta temporada de House of Cards no Brasil? A análise baseou-se em coleta manual na página oficial brasileira de House of Cards (/HouseofCards) e na página criada por fãs brasileiros (/PortalHouseofCards), ambas no Facebook. Conclui-se que a cultura participativa dos fãs opera como fator de incremento da dinâmica transmídia na perspectiva da expansão, continuidade, imersão e construção de universos, conforme princípios descritos por Jenkins (2009). Palavras-chave: Transmídia. Fandom. Série. Netflix.

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Publicado

2016-12-27

Cómo citar

ALZAMORA, G. C.; DIAS, E.; BARROS, V. A dinâmica transmídia de House of Cards no contexto político brasileiro. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 9, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/32243. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Novas ambiências e práticas interacionais emergentes