Desinformação e política no debate público-político digital contemporâneo

Análise de casos e reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.64387

Palavras-chave:

desinformação, política, espaço público digital, infodemias

Resumo

O avanço da sociedade digital contribui para multiplicar a difusão dos populismos e da desinformação. Neste contexto, a chamada "pós-verdade" surge como um dos principais marcos de pensamento e distorção para promover notícias falsas. Este artigo visa contribuir para o debate e a reflexão acadêmica sobre este tema, descrevendo três casos de desinformação ligados ao debate público-político na Espanha. O estudo destes casos nos permite avançar na reflexão sobre algumas das medidas mais eficazes contra a desinformação em uma área em que a alfabetização midiática continua sendo um dos principais antídotos contra a desinformação, juntamente com as ações de fact-checking ou verificação informativa de diferentes organizações e instituições, tanto dentro como fora da esfera midiática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva María Ferreras Rodríguez

Doutora em Jornalismo (Universidade do País Basco UPV/EHU). Seu trabalho de pesquisa tem se concentrado em inovação jornalística, redes sociais, jornalismo de dados ou jornalismo móvel. Participou em várias conferências nacionais e internacionais (ECREA, SEP, CONFIBERCOM, etc.), escreveu artigos publicados em revistas indexadas, bem como capítulos de livros. Em suas últimas contribuições aborda o fenômeno da desinformação, bem como as práticas jornalísticas de verificação ou verificação de fatos. Avaliador em revistas nacionais e internacionais. Trabalhou como professora colaboradora no Centro Universitário CESINE e em agências de imprensa.

Julen Orbegozo Terradillos, Universidade do País Basco, UPV/EHU

Graduado em Jornalismo e Publicidade e Relações Públicas. Professor de Gestão da Comunicação Pública e Comunicação Interpessoal e de Grupo (Universidade do País Basco, UPV/EHU). Membro do grupo de pesquisa 'Gureiker'. A sua principal área de especialização é a comunicação pública e política. Suas linhas de pesquisa são o ativismo nas redes sociais, a comunicação da política na perspectiva de gênero e as inovações em campanhas eleitorais. Publicou em revistas de impacto trabalhos relacionados a temas como debates eleitorais, hashtivismo, desinformação e fake news, e novas narrativas eleitorais com perspectiva de gênero. Jornalista e assessor de comunicação em campanhas eleitorais nas esferas basca e espanhola.

Referências

BANKS, Antonie, CALVO, Ernesto., KAROL, David; TELHAMI, S. Shibley. #PolarizedFeeds: Three Experiments on Polarization, Framing, and Social Media. The International Journal of Press/Politics, 26(3), 2020, p. 609-634.

CARRANCO, Rebeca. “La troleada del verano”. Artículo online. El País. (15 de agosto de 2022). https://bit.ly/3R0Mzxc

COROMINA, Óscar.; PADILLA, Adrián. “Análisis de las desinformaciones del referéndum del 1 de octubre detectadas por Maldito Bulo”. Quaderns del CAC, n 44, 2018, p. 17-26

CULLOTY, Eileen. y SUITER, Jane. Disinformation and Manipulation in Digital Media: Information Pathologies. Londres: Routledge, 2021.

DE COCK BUNING, Madeleine. A multi-dimensional approach to disinformation: Report of the independent high-level group on fake news and online disinformation. Comisión Europea, 2018.

FERRERAS-RODRÍGUEZ, Eva María. “Más allá del fact-checking: organizaciones contra la desinformación. Identificación y análisis de proyectos internacionales”. Hipertext.net, (24), 2022, p. 41-54.

GARCÍA-MARÍN, David. Infodemia global. Desórdenes informativos, narrativas fake y fact-checking en la crisis de la COVID-19. Profesional de la Información, 29(4), 2020. https://doi.org/10.3145/epi.2020.jul.11

GARCÍA, David; SALVAT, Guiomar. Tendencias en la producción cientifica sobre desinformacion en Espana. Revision sistematizada de la literatura (2016-2021). En: adComunica, 23, 2022, p. 23-50.

GLOWACKI, Monika; NARAYANAN, Vidya; MAYNARD, Sam; HIRSCH, Gustavo; KOLLANYI, Bence; NEUDERT, Lisa; HOWARD, Philip; LEDERER, Thomas; BARASH, Vlad. “News and political information consumption in Mexico: Mapping the 2018 Mexican presidential election on Twitter and Facebook”. The computational propaganda project. Algorithms, automation and digital politics, 2018. https://comprop.oii.ox.ac.uk/research/working-papers/mexico2018

GOLEMAN, Daniel. Inteligencia social. Barcelona: Kairos, 2006.

GUTIÉRREZ-COBA, Liliana; COBA-GUTIÉRREZ, Patricia; GÓMEZ-DIAZ, Javier. Andrés. Las noticias falsas y desinformación sobre el Covid-19: análisis comparativo de seis países iberoamericanos. Revista Latina, 78, 2020, p. 237-264.

HERRERO, Esperanza; HERRERA-DAMAS, Susana. (2021). El fact-checker en español alrededor del mundo: Perfil, similitudes y diferencias entre verificadores hispanohablantes. Revista de Comunicación de la SEECI, 54(54), 2021, p. 49-77.

IRETON, Cherilyn; POSETTI, Julie. Journalism, fake news and disinformation. Unesco, 2018. http://unesdoc.unesco.org/images/0026/002655/265552E.pdf

LARRONDO, Ainara; PEÑA, Simón; MORALES I GRAS, Jordi (2021). Desinformación,vacunas y Covid-19. Análisis de la infodemia y la conversación digital en Twitter. Revista Latina de Comunicación Social, 79, 1-18.

LAZER, David; BAUM, Matthew; BENKLER, Yochai et al. The science of fake news. Science, 9, 2018, p. 1094–1096.

MARZAL-FELICI, Javier; CASERO-RIPOLLES, Andreu. Editorial no 23. El sistema mediático ante el reto de la desinformación. En: adComunica. Revista Científica de Estrategias, Tendencias e Innovación en Comunicación, 23. Castellón: Universitat Jaume I, 2022, p. 11-15.

MACÍAS-TOVAR, Julián. “El bulo-experimento de Arralde: cómo se difunde una mentira por no comprobar los hechos y no se rectifica”. Artículo online. Pandemia Digital. 12 de agosto de 2022. https://bit.ly/3LvGUyk

MAGALLÓN-ROSA, Raúl. Unfaking News: Cómo combatir la desinformación. Madrid: Ediciones Pirámide, 2019.

MAGALLÓN-ROSA, Raúl; SÁNCHEZ-DUARTE, José Manuel. Verificación informativa durante la COVID-19. Análisis comparativo en los países del sur de Europa. Janus.net. E-journal of International Relations, 11, 2020.

NIELSEN, Rasmus Kleis; GRAVES Lucas. “News you don’t believe: Audience perspectives on fake news”. Reuters Institute Digital News Report, 2018. Disponible en: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/our-research/news-you-dont-believe-audience perspectives-fake-news

NOAIN-SÁNCHEZ, Amaia. “Desinformación y COVID-19: Análisis cuantitativo a través de los bulos desmentidos en Latinoamérica y España”. Estudios sobre el Mensaje Periodístico 27 (3), 2021, p. 879-892.

ORBEGOZO, Julen; MORALES I GRAS, Jordi; LARRONDO, Ainara. (2020). “Desinformación en redes sociales: ¿compartimentos estancos o espacios dialécticos? El caso Luther King, Quim Torra y El Confidencial”. Revista Mediterránea de Comunicación: Mediterranean Journal of Communication, 11(2), 2020, p. 55-69.

PANIAGUA, Francisco; SEOANE, Francisco; MAGALLÓN, Raúl. «Anatomía del bulo electoral: la desinformación política durante la campaña del 28-A en España». Revista CIDOB d’ Afers Internacionals, 124, 2020, p. 123-146.

PÉREZ, Jesús. Ángel., MESO, Koldobika., MENDIGUREN, Terese. (2020). Fake news y coronavirus: detección de los principales actores y tendencias a través del análisis de las conversaciones en Twitter. Profesional de la información, 29(3).

PENNYCOOK, Gordon; RAND, David. G. Lazy, not biased: Susceptibility to partisan fake news is better explained by lack of reasoning than by motivated reasoning. Cognition, 188, 2018, P. 39-50.

POSTMAN, Neil. Amusing Ourselves to Death. Methuen, UK: Viking Penguin, 1985.

SALAVERRÍA, Ramón; BUSLÓN, Nataly; LÓPEZ-PAN, Fernando; LEÓN, Bienvenido; LÓPEZ-GOÑI, Ignacio; Erviti, Ma-ría-Carmen. “Desinformación en tiempos de pandemia: tipología de los bulos sobre la Covid-19”. Profesional de la Información, 29 (3), 2020.

SCOLARI, Carlos (8 de octubre de 2016). “De Picasso a Pikachu”. [Artículo online]. El País. https://bit.ly/3otpzbP

SONG, Xingyi.; PETRAK, Johann; JIANG, Ye.; SINGH, Iknoor.; MAYNARD, Diana.; BONTCHEVA, Kalina. Classification aware neural topic model for COVID-19 disinformation categorisation. PLoS ONE 16(2), 2021.

TANDOC, Edson C.; ZHENG WEI, Lim; RICHARD, Ling. Defining “Fake News”. Digital Journalism. Vol. 6, no. 2, 2018, p. 137-153.

UFARTE, María José.; GALLETERO-CAMPOS, Belén.; LÓPEZ-CEPEDA, Ana María. “Fact-Checking, a Public Service Value in the Face of the Hoaxes of the Healthcare Crisis”. Tripodos, 47, 1, 2020, p. 87-103.

Viana, Allysson; Teixeira, Juliana; Larrondo, Ainara. “Fact-checking en la lucha contra las noticias falsas sobre COVID-19 en Brasil: un estudio exploratorio de las agencias digitales de verificación”. Actas del XII Congreso Internacional de Ciberperiodismo. Hipertext.net, 2021, 22, p. 15-25.

Vila, Alaberto. “El teorema de Thomas y los resultados de Vox”. Artículo online, 8 de enero de 2019. El Obrero. https://bit.ly/3LtxrHt

Wardle, Claire; Singerman E. “Too little, too late: social media companies’ failure to tackle vaccine misinformation poses a real threat”. BMJ, 372(26), 2021. https://www.bmj.com/content/bmj/372/bmj.n26.full.pdf

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

LARRONDO URETA, A.; MARÍA FERRERAS RODRÍGUEZ, E.; ORBEGOZO TERRADILLOS, J. Desinformação e política no debate público-político digital contemporâneo: Análise de casos e reflexões. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 17, p. 25, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.64387. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/64387. Acesso em: 29 mar. 2024.