Disinformation and politics in the contemporary digital public-political debate

Case analysis and reflections

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.64387

Keywords:

desinformação, política, espaço público digital, infodemias

Abstract

The advance of digital society contributes to multiplying the expansion of populism and disinformation. In this context, the so-called "post-truth" emerges as one of the main frameworks of thought and distortion to foster the advance of fake news. This article aims to contribute to the debate and academic reflection on this issue by describing three cases of disinformation linked to the public-political debate in Spain. The study of these cases allows us to advance in the reflection on some of the most effective measures against disinformation in an area in which media literacy continues to be one of the main antidotes against disinformation, together with the fact-checking actions of different organisations and institutions, both inside and outside the media sphere.

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Author Biographies

Eva María Ferreras Rodríguez

Doutora em Jornalismo (Universidade do País Basco UPV/EHU). Seu trabalho de pesquisa tem se concentrado em inovação jornalística, redes sociais, jornalismo de dados ou jornalismo móvel. Participou em várias conferências nacionais e internacionais (ECREA, SEP, CONFIBERCOM, etc.), escreveu artigos publicados em revistas indexadas, bem como capítulos de livros. Em suas últimas contribuições aborda o fenômeno da desinformação, bem como as práticas jornalísticas de verificação ou verificação de fatos. Avaliador em revistas nacionais e internacionais. Trabalhou como professora colaboradora no Centro Universitário CESINE e em agências de imprensa.

Julen Orbegozo Terradillos, Universidade do País Basco, UPV/EHU

Graduado em Jornalismo e Publicidade e Relações Públicas. Professor de Gestão da Comunicação Pública e Comunicação Interpessoal e de Grupo (Universidade do País Basco, UPV/EHU). Membro do grupo de pesquisa 'Gureiker'. A sua principal área de especialização é a comunicação pública e política. Suas linhas de pesquisa são o ativismo nas redes sociais, a comunicação da política na perspectiva de gênero e as inovações em campanhas eleitorais. Publicou em revistas de impacto trabalhos relacionados a temas como debates eleitorais, hashtivismo, desinformação e fake news, e novas narrativas eleitorais com perspectiva de gênero. Jornalista e assessor de comunicação em campanhas eleitorais nas esferas basca e espanhola.

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Published

2022-12-23

How to Cite

LARRONDO URETA, A.; MARÍA FERRERAS RODRÍGUEZ, E.; ORBEGOZO TERRADILLOS, J. Disinformation and politics in the contemporary digital public-political debate: Case analysis and reflections. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 17, p. 25, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.64387. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/64387. Acesso em: 19 dec. 2024.