Desinformação e política no debate público-político digital contemporâneo

Análise de casos e reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.64387

Palavras-chave:

desinformação, política, espaço público digital, infodemias

Resumo

O avanço da sociedade digital contribui para multiplicar a difusão dos populismos e da desinformação. Neste contexto, a chamada "pós-verdade" surge como um dos principais marcos de pensamento e distorção para promover notícias falsas. Este artigo visa contribuir para o debate e a reflexão acadêmica sobre este tema, descrevendo três casos de desinformação ligados ao debate público-político na Espanha. O estudo destes casos nos permite avançar na reflexão sobre algumas das medidas mais eficazes contra a desinformação em uma área em que a alfabetização midiática continua sendo um dos principais antídotos contra a desinformação, juntamente com as ações de fact-checking ou verificação informativa de diferentes organizações e instituições, tanto dentro como fora da esfera midiática.

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Biografia do Autor

Eva María Ferreras Rodríguez

Doutora em Jornalismo (Universidade do País Basco UPV/EHU). Seu trabalho de pesquisa tem se concentrado em inovação jornalística, redes sociais, jornalismo de dados ou jornalismo móvel. Participou em várias conferências nacionais e internacionais (ECREA, SEP, CONFIBERCOM, etc.), escreveu artigos publicados em revistas indexadas, bem como capítulos de livros. Em suas últimas contribuições aborda o fenômeno da desinformação, bem como as práticas jornalísticas de verificação ou verificação de fatos. Avaliador em revistas nacionais e internacionais. Trabalhou como professora colaboradora no Centro Universitário CESINE e em agências de imprensa.

Julen Orbegozo Terradillos, Universidade do País Basco, UPV/EHU

Graduado em Jornalismo e Publicidade e Relações Públicas. Professor de Gestão da Comunicação Pública e Comunicação Interpessoal e de Grupo (Universidade do País Basco, UPV/EHU). Membro do grupo de pesquisa 'Gureiker'. A sua principal área de especialização é a comunicação pública e política. Suas linhas de pesquisa são o ativismo nas redes sociais, a comunicação da política na perspectiva de gênero e as inovações em campanhas eleitorais. Publicou em revistas de impacto trabalhos relacionados a temas como debates eleitorais, hashtivismo, desinformação e fake news, e novas narrativas eleitorais com perspectiva de gênero. Jornalista e assessor de comunicação em campanhas eleitorais nas esferas basca e espanhola.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

LARRONDO URETA, A.; MARÍA FERRERAS RODRÍGUEZ, E.; ORBEGOZO TERRADILLOS, J. Desinformação e política no debate público-político digital contemporâneo: Análise de casos e reflexões. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 17, p. 25, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.64387. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/64387. Acesso em: 19 dez. 2024.