Un diálogo digital de la Amazonía al mundo:
la industria cultural 70 años después
Palabras clave:
Indústria Cultural, Amazônia, TecnobregaResumen
Os processos da indústria cultural marcados nos anos de 1940 pela presença das mídias deixam o século 20 no caminho da digitalização dos mass media. Adorno e Horkheimer conceituaram essa realidade destacando a força da apropriação desta indústria, mercantilizando as relações socioculturais. No século 21, as estatísticas da pirataria, a cultura do donwload que poderiam ser desafios constantes para fragmentação desta indústria, tornaram-se importantes estratégias de fortalecimento para um diálogo com o mercado. Na Amazônia, como recorte de reflexão, analisamos o videoclipe “Xirley Xarque e os Malacos da TF”, da cantora paraense Gaby Amarantos, lançado em 2011, tendo no roteiro o diálogo da periferia urbana com essas exigências mercadológicas e as estratégias digitais. O presente trabalho objetiva fazer uma reflexão dessa relação estabelecida entre indústria cultural, 70 anos depois de sua conceituação, e o processo de conquista da fruição do público na apropriação de instrumentos da cultura digital para ascender à indústria fonográfica.
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