Cartilha do participante da redação do ENEM: uma análise do contexto de produção e das capacidades de linguagem

  • Raniere Marques de Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Regina Celi Mendes Pereira UFPB
Palavras-chave: ISD. Contexto de produção. Capacidade de linguagem

Resumo

Neste artigo, objetivamos identificar e analisar a relação estabelecida entre os parâmetros do contexto sociossubjetivo e o desenvolvimento das capacidades de linguagem presentes na cartilha do participante do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), 2017. Tomando como base as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo ( ISD), o quadro teórico-metodológico proposto por Bronckart (1999) e por pesquisadores da Universidade de Genebra, verificamos que os objetivos da interação, presentes na cartilha, contemplam as capacidades de linguagem (ação, discursiva e linguístico-discursiva) uma vez que contribuem para a realização de ações, sobretudo, com implicação de mudança dessas ações de linguagem do participante-emissor; e estão materializados em sequências injuntivas.

Biografia do Autor

Raniere Marques de Melo, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Mestrando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Linguagem e Ensino e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande. Tem desenvolvido atividades de pesquisas relacionadas às Teorias do Discurso (Dialógica e Francesa) e ao Funcionalismo.
Regina Celi Mendes Pereira, UFPB
Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba, de junho de 2009 a junho de 2012, onde desenvolve pesquisas vinculadas à Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: gêneros, letramento, escrita, formação docente e processos de ensino-aprendizagem de produção textual. Foi conselheira da Associação Nacional de Letras e Linguística (ANPOLL), quadriênio 2012-2016. É editora da Revista Prolíngua e coordenadora da sub-sede da Cátedra UNESCO em Leitura e Escritura no Brasil. Desenvolve projetos de acompanhamento aos professores de língua portuguesa da rede pública e tem atuado em cursos de formação desses profissionais. É uma das líderes do grupo de pesquisa GELIT/CNPq/UFPB (Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho), integrante do GT de Gêneros textuais/discursivos e membro do grupo ALTER-PUC/SP.
Publicado
2018-12-31
Como Citar
Melo, R. M. de, & Pereira, R. C. M. (2018). Cartilha do participante da redação do ENEM: uma análise do contexto de produção e das capacidades de linguagem. DLCV - Língua, Linguística & Literatura, 14(2), 339-352. https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42497
Seção
Artigos