Cartilha do participante da redação do ENEM: uma análise do contexto de produção e das capacidades de linguagem
Palavras-chave:
ISD. Contexto de produção. Capacidade de linguagem
Resumo
Neste artigo, objetivamos identificar e analisar a relação estabelecida entre os parâmetros do contexto sociossubjetivo e o desenvolvimento das capacidades de linguagem presentes na cartilha do participante do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), 2017. Tomando como base as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo ( ISD), o quadro teórico-metodológico proposto por Bronckart (1999) e por pesquisadores da Universidade de Genebra, verificamos que os objetivos da interação, presentes na cartilha, contemplam as capacidades de linguagem (ação, discursiva e linguístico-discursiva) uma vez que contribuem para a realização de ações, sobretudo, com implicação de mudança dessas ações de linguagem do participante-emissor; e estão materializados em sequências injuntivas.
Publicado
2018-12-31
Como Citar
Melo, R. M. de, & Pereira, R. C. M. (2018). Cartilha do participante da redação do ENEM: uma análise do contexto de produção e das capacidades de linguagem. DLCV - Língua, Linguística & Literatura, 14(2), 339-352. https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42497
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2018 DLCV - Língua, Linguística & Literatura

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.