Instapoesias em sala de aula de Língua Inglesa

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65179

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência com a leitura e produção do gênero instapoesia, realizado com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola privada da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho intervencionista, e os dados gerados possibilitaram uma análise qualitativa interpretativista. Entende-se ser possível desenvolver a competência leitora e de escrita na língua-alvo ao estimular os alunos a lerem instapoemas, uma vertente da ciberpoesia (SANTAELLA, 2007). Ao longo do projeto, os discentes tiveram contato com a leitura e análise de poemas da escritora indiano-canadense Rupi Kaur, para que, em seguida, pudessem compartilhar suas impressões sobre os textos lidos e também expressassem seus sentimentos ao produzirem esse gênero. Os resultados da pesquisa apontaram a efetiva contribuição da proposta didática elaborada para o desenvolvimento dos processos de leitura e escrita em língua inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Linguística e Ensino pelo MPLE/UFPB.

Laurênia Souto Sales, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Linguística pelo PROLING. Docente da UFPB, atuando do Mestrado Profissional em Letras - Profletras e no Programa de Pós-graduação em Linguística- Proling.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

BARBOSA, T. R.; SALES, L. S. Instapoesias em sala de aula de Língua Inglesa: um relato de experiência. DLCV, João Pessoa, PB, v. 18, p. e022004, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65179. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/65179. Acesso em: 22 dez. 2024.