Consciência fonológica e alfabetização

uma relação presente nos materiais didáticos utilizados pelos professores?

Autores/as

  • Thiago Afonso Nogueira UFTM
  • Juliana B. Bertucci Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Campus de Uberaba http://orcid.org/0000-0002-1510-633X

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2019v15n1.41835

Resumen

Partindo de estudos sobre Consciência Fonológica (CF), Alfabetização e Aquisição da Escrita, neste artigo, temos como objetivo principal: (i) investigar se nas séries iniciais do Ensino Fundamental I de uma escola Municipal de Buritizal/SP os professores alfabetizadores utilizam atividades (e quais delas) que estimulam a consciência fonológica; (ii) refletir sobre a relação entre consciência fonológica e alfabetização. Para isso, metodologicamente, faremos uma pesquisa documental, selecionando e analisando materiais e atividades didáticas aplicadas pelos professores na escola participante da pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Afonso Nogueira, UFTM

Graduando em Letras pela UFTM Bolsista de IC FAPEMIG

Juliana B. Bertucci Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Campus de Uberaba

Doutora em Linguistica e Lingua Portuguesa (UNESP) e Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa Coordenadora do PROFLETRAS na UFTM Lider do Grupo de Pesquisa GEVAR (plataforma CNPq)

Publicado

2019-09-12

Cómo citar

NOGUEIRA, T. A.; BARBOSA, J. B. B. Consciência fonológica e alfabetização: uma relação presente nos materiais didáticos utilizados pelos professores?. DLCV, João Pessoa, PB, v. 15, n. 1, p. 2–28, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2019v15n1.41835. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/41835. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos