Consciência fonológica e alfabetização

uma relação presente nos materiais didáticos utilizados pelos professores?

Auteurs

  • Thiago Afonso Nogueira UFTM
  • Juliana B. Bertucci Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Campus de Uberaba http://orcid.org/0000-0002-1510-633X

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2019v15n1.41835

Résumé

Partindo de estudos sobre Consciência Fonológica (CF), Alfabetização e Aquisição da Escrita, neste artigo, temos como objetivo principal: (i) investigar se nas séries iniciais do Ensino Fundamental I de uma escola Municipal de Buritizal/SP os professores alfabetizadores utilizam atividades (e quais delas) que estimulam a consciência fonológica; (ii) refletir sobre a relação entre consciência fonológica e alfabetização. Para isso, metodologicamente, faremos uma pesquisa documental, selecionando e analisando materiais e atividades didáticas aplicadas pelos professores na escola participante da pesquisa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Thiago Afonso Nogueira, UFTM

Graduando em Letras pela UFTM Bolsista de IC FAPEMIG

Juliana B. Bertucci Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Campus de Uberaba

Doutora em Linguistica e Lingua Portuguesa (UNESP) e Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa Coordenadora do PROFLETRAS na UFTM Lider do Grupo de Pesquisa GEVAR (plataforma CNPq)

Publiée

2019-09-12

Comment citer

NOGUEIRA, T. A.; BARBOSA, J. B. B. Consciência fonológica e alfabetização: uma relação presente nos materiais didáticos utilizados pelos professores?. DLCV, João Pessoa, PB, v. 15, n. 1, p. 2–28, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2019v15n1.41835. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/41835. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos