CONSIDERAÇÕES SOBRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo a realização de um estudo, mediante pesquisa bibliográfica, sobre aspectos importantes da inter-relação economia e educação brasileira. Como se sabe, a qualidade da educação em qualquer país depende, em parte, da sua economia. O investimento em educação possibilita que se alcance melhores níveis de desenvolvimento geral, inclusive, e principalmente, na educação da população. Quando há falta de recursos suficientes para a educação, por qualquer motivo, os prejuízos são imensuráveis, que vão desde a falta de infraestrutura nas escolas, carência de material didático, salários irrisórios para os profissionais da educação, etc., que acabam por provocar, também, elevado nível de evasão escolar. A evasão escolar é um fenômeno social que vem apresentando índices alarmantes de crescimento. É preciso analisar com profundidade os reais motivos que vêm contribuindo para isso. Apesar de muitos tratados internacionais e das leis nacionais que garantem uma educação de qualidade para os jovens, o que se verifica na atualidade é muito descaso com a educação. A Constituição Federal de 1988, inspirada no respeito à dignidade das pessoas, garante o acesso à escola de forma gratuita. No entanto, o que se percebe é que a qualidade do ensino público tem sido péssima. Não obstante a existência de programas de políticas públicas educacionais, ainda há muito por fazer em prol de uma educação de qualidade.
Downloads
Referências
BENÍTEZ, A. V. Educação no Brasil. 2012. Disponível em: http://www.labor.org.br.
Acesso em: 07 ago. 2016.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2007. Disponível em: http://www.inep.gov.br/.
Acesso em 14 ago. 2016.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República.
BRASIL, O Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº. 8069, de 13 de julho de 1990.
CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
DAGNINO, Evelina. (org.) Sociedade civil e espaços públicos do Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GARCIA, Emerson. O direito à educação e suas perspectivas de efetividade. 2004. Disponível em: http://.jus.com.br/./o-direito-a-educação. Acesso em: 17 ago. 2016.
GIL, P. C. Silva. “Evasão” escolar de alunos trabalhadores na EJA. Disponível em:
http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos...pdf. Acesso em: 18 ago. 2016.
MELLO, Guiomar Namo. Políticas públicas de educação. Estudos Avançados, vol 5. São Paulo. 1991. SCIELO.
QUEIROZ, Lucileide Domingos. Um Estudo Sobre a Evasão Escolar. UFPB. 2011
SILVA, Manoel Regis da. Gestão Pública Municipal. UFPB. 2008.
VIEIRA, Sophia Lerchel. Educação: política e gestão da escola. Fortaleza: Líber Livro, 2008.
TORRES, M. C. Nogueira. Direito à educação: a evasão escolar causada pelo trabalho infantil. FEMPAR. Curitiba. 2008.
Disponível em: http:// www.femparpr.org.br/.../Marcia%20Cristina%20Nogueira%
Acesso em: 05 dez. 2013.
VIEIRA, Sofia Lerche. Política e planejamento educacional. 3. ed. revista e modificada. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.