EDUCAÇÃO HOSPITALAR: UM BREVE HISTÓRICO DA TRAJETÓRIA PARANAENSE

Autores

  • ITAMARA PETERS Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar - SAREH, Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Cinthya Vernizi Adachi de Menezes UFPR

Resumo

Resumo:

O presente texto visa apresentar um breve histórico da trajetória brasileira em Educação Hospitalar, trazendo como foco a história da educação em hospitais do Brasil e do Paraná, tendo como o referencial teórico de pesquisa os estudos realizados durante o Mestrado Profissional em Letras (Profletras) na Universidade Estadual do Norte do Paraná e do processo de concepção e implantação do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização do Paraná (SAREH) desenvolvidos por Menezes (2004, 2007). Trata-se de um levantamento bibliográfico que aponta para a atuação docente em um contexto diferenciado e múltiplo, apoiado em Fonseca (1999, 2015); Menezes (2004, 2010); Paula (2004, 2010) o estudo possibilita historicizar a prática escolar em ambiente hospitalar em uma perspectiva histórica e legal em nível nacional e estadual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ITAMARA PETERS, Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar - SAREH, Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestre em Letras (Profletras) UENP. Docente de língua portuguesa no programa SAREH/SEED- Paraná no Hospital Pequeno Príncipe, Curitiba. Especialista em Educação e Direitos Humanos. Membro do GP DIALE (CNPq/UENP) e GP Direitos Humanos (CNPq/FAE).

Cinthya Vernizi Adachi de Menezes, UFPR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais. Responsável pela criação do SAREH (Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar – SEED/PR). Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Direito à educação: âmbito hospitalar e domiciliar”- FAE. Docente da FAE Centro Universitário. Técnica em Assuntos Educacionais da UFPR.

Referências

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990.

BRASIL. Resolução N° 41/1995 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC; SEESP, 2002.

______. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC; SEESP, 2002.

CARREIRA, Denise. O Direito à educação e a cultura em hospitais: caminhos e aprendizagens do Pequeno Príncipe. Curitiba, Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, 2016.

FONSECA, Eneida Simões. Atendimento pedagógico-educacional para crianças e jovens hospitalizados: realidade nacional. Brasília, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1999.

_____. Atendimento escolar em ambiente hospitalar. 2ª ed. São Paulo, Mennon, 2008.

_____. O papel do professor no ambiente hospitalar e a inter-relação da equipe pedagógica com a equipe de saúde e a família da criança hospitalizada. In: Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Diretoria de Políticas e Programas Educacionais. Núcleo de Apoio ao Sareh. Curitiba: Seed-PR., 2010. – 140 P. - (Cadernos temáticos).

______. Relação Nominal das Escolas em Hospitais no Brasil. Rio de Janeiro, UERJ, 2015.

MENEZES, Cinthya Vernize Adachi. A necessidade da formação do pedagogo para atuar em ambiente hospitalar: um estudo de caso em enfermarias pediátricas do hospital de clínicas, 2004. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

_____. MENEZES, Cintia Vernizi Adachi de. Serviço de atendimento à rede de escolarização hospitalar: o caráter inovador na construção de uma política pública no estado do Paraná. In: Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Diretoria de Políticas e Programas Educacionais. Núcleo de Apoio ao Sareh. Curitiba: Seed-PR., 2010. – 140 P. - (Cadernos temáticos).

MEZZONO, Augusto Antônio.et al. Fundamentos da Humanização Hospitalar: uma versão multiprofissional. São Paulo: Loyola 2003.

PAULA, Ercília M. A. T. de. Educação, diversidade, esperança: a práxis pedagógica no contexto da educação hospitalar. Salvador: UFBA, 2004. Tese de doutorado.

_____. Educação nos hospitais: necessidade de discussão desse cenário educativo na formação de professores. In: Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Diretoria de Políticas e Programas Educacionais. Núcleo de Apoio ao Sareh. Curitiba: SEED - PR., 2010. – 140 P. - (Cadernos temáticos).

PETERS, Itamara. Letramentos em língua portuguesa: um estudo de caso na educação hospitalar do Paraná. 2016. 268f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-25

Como Citar

PETERS, I.; MENEZES, C. V. A. de. EDUCAÇÃO HOSPITALAR: UM BREVE HISTÓRICO DA TRAJETÓRIA PARANAENSE. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 59–72, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/38081. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

História das instituições e práticas educativas