FORMAÇÃO DO PROGRAMA PIBID: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Este trabalho tem como objeto de estudo o programa PIBID. O objetivo consistiu em analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no programa que contribuíram para a formação inicial de acadêmicos do curso de Pedagogia. Os principais autores que fundamentaram a pesquisa foram Tardif e Lessard (2009), Sacristán (1999) e Zabala (1998). A perspectiva do fenômeno estudado levou a escolha de uma análise discursiva com elementos explicativos partindo das narrativas dos sujeitos que compõem a amostra desta pesquisa. A investigação envolveu três acadêmicos bolsistas, dois supervisores, dois professores regentes de sala de aula (que acompanharam os acadêmicos) e dois coordenadores do subprojeto. Utilizaram-se as observações e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Ressalta-se que a entrevista utilizada neste trabalho foi a episódica por “facilitar a apresentação da experiência em uma forma geral e comparativa, ao mesmo tempo em que assegura que essas situações e episódios sejam contados em sua especificidade” (FLICK, p. 172). Para análise optou-se pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) que foi disposta em três fases: a pré-análise; a exploração do material que consistiu na codificação e categorização; e o tratamento dos resultados, composto de inferências e interpretações. Como resultado destaca-se a amplitude e importância do programa para a preparação da carreira docente. Infere-se que uma prática pedagógica bem sucedida e elaborada se antecede de pesquisa e estudos por parte do docente, através da ação-reflexão-ação, contextualizando os conteúdos geradores a partir da realidade e diversidade de cada educando conforme ações desenvolvidas no programa.
Palavras-chave: Prática pedagógica. PIBID. Formação docente.
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